HEGV comemora o Dia do Psicólogo com foco em comunicação

Colaboradores do Hospital Estadual Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro (RJ), participaram de um evento em comemoração ao Dia do Psicólogo, no dia 27/08. A mesa de abertura foi composta pelo diretor de Enfermagem, Fernando Mendonça, pelo diretor Assistencial, Mauro Bizzo, pela coordenadora Multiprofissional, Laudicéa Henriques Silva, e pela coordenadora de Psicologia, Camile Dias. Todos definiram o trabalho da equipe de Psicologia do HEGV como muito atuante e eficiente na Unidade.

A psicóloga do Instituto Nacional de Câncer e mestre em Saúde Pública, Mariana de Abreu Machado, ministrou a palestra “Comunicação de Notícias Difíceis”. Segundo ela, os quatro objetivos mais importantes da entrevista de transmissão de más notícias são: obter dados dos pacientes; transmitir as informações; proporcionar suporte ao paciente e conseguir a colaboração do enfermo no plano de tratamento para o futuro.

A psicóloga destacou a construção do vínculo entre os profissionais de saúde, pacientes e familiares. “O Getúlio Vargas, por ser um hospital de porta aberta, costuma ter casos mais complexos, por isso é fundamental que o colaborador estabeleça uma relação de confiança com o paciente e seus familiares. Essa parceria é muito importante porque, muitas vezes, permite que o paciente continue o tratamento pós-alta hospitalar”, explicou.

No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto em homenagem à data da regulamentação desta profissão no País, por meio do Decreto de Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1964.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde