Troca de recados promove a integração no Hospital Regional de Altamira

Desde a semana passada, o início do turno de trabalho vem sendo diferente para a técnica de Enfermagem Regiani Romanha. Antes de começar suas funções na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), ela segue para o “Mural Amigo Oração” para ver se lhe deixaram algum recado.

As técnicas de Enfermagem e enfermeiras das UTIs Neonatal e Pediátrica e do Berçário, de todos os turnos, fazem um sorteio no qual cada uma fica com o nome de uma colega de trabalho. A ideia da brincadeira é que haja troca de recados entre as colaboradoras sorteadas. Além disso, os colaboradores também assumem o compromisso de pedir em oração por aquela pessoa, independente de religião ou crença de cada uma. “Você chegar e ter recadinhos para você é muito legal, ajuda a unir. Eu tenho percebido que todo mundo ficou curioso, quer saber se recebeu. Ajuda também a nos deixar mais motivadas para o dia de trabalho”, explica Regiani.

“Assim como é feito o amigo secreto no final do ano, fizemos os sorteios dos nomes. Durante a semana, era para mandar os recados e pedir por aquela pessoa. É muito legal porque está fortalecendo o relacionamento entre as colaboradoras. Ver que tem alguém lembrando de você mesmo quando você não está na unidade é muito positivo”, destaca a coordenadora de das UTIs Neonatal e Pediátrica, Renata Chiquetti.

A integração surgiu com o objetivo de promover maior satisfação e bem-estar entre os colaboradores, valorizando o ser humano, um dos valores da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do HRPT desde a inauguração, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A troca das mensagens começou no dia 9/8 e segue até a próxima segunda-feira, 28/8. Durante esta semana, as amigas secretas já começam a se revelar, para que as pessoas que receberam os recados saibam quem foi que mandou.

Até lá, a brincadeira continua e quem tiver um recado no mural pode tirar, ler e guardar. “Os recadinhos são para retirar. Você viu o seu, tira e guarda. A ideia é fazer com que todos desenvolvam um relacionamento, mesmo com quem não trabalha no mesmo turno”, conclui a enfermeira Renata.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde