Profissionais do HRBA participam de encontro regional do projeto ”Paciente Seguro”

Profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e de outras instituições de saúde da região Norte encontraram-se em Manaus (AM) para integrar um encontro nos dias 16 e 17/8. Cerca de 30 especialistas da cidade, de Boa Vista (RR) e de Santarém (PA) participaram da oficina regional do projeto ‘‘Paciente Seguro’’, realizada na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ). O objetivo foi compartilhar soluções para buscar melhorias na segurança do paciente por meio da mudança de cultura, do aprendizado contínuo e de melhorias nos processos dos hospitais.

A atividade faz parte da iniciativa coordenada pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do ‘‘Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde’’ (Proadi-SUS). Quinze hospitais da rede pública de saúde integram o projeto.

Nas boas-vindas ao evento, o diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, ressalta que a oficina é um avanço tanto para o hospital como para as demais instituições que integram o Paciente Seguro. “Podemos oferecer e receber experiências neste momento de compartilhamento”, salienta.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas percebeu o aprimoramento e o fortalecimento da assistência segura do paciente com o projeto. Com a implantação de metodologias e o engajamento das lideranças foi possível, nos últimos dois meses, realizar a avaliação de risco de lesão por pressão em 100% dos pacientes admitidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em 24 horas.

Isso significa uma evolução importante nos cuidados preventivos apropriados para evitar ferimentos na pele de pacientes em estado grave. “Sempre vemos essas oportunidades como ações de crescimento para melhora da qualidade, da assistência. É uma oportunidade de avaliar o nosso cuidado, a nossa pós-alta. Sempre trabalhamos com o objetivo de melhorar os serviços prestados dentro do nosso hospital, porque sabemos da nossa responsabilidade em contribuir com o país como um todo”, diz a diretora Técnica do HRBA, Lívia Corrêa e Castro.

O HRBA é uma unidade pública e gratuita de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A líder do projeto pelo Hospital Moinhos de Vento, Elenara Ribas, envolveu atividades práticas, troca de informações e dinâmicas de estímulo à criatividade durante a programação. “Definidas as prioridades, foram criadas ações dentro da realidade e possibilidades de cada hospital. É preciso transformar. Por isso, aprendemos e ensinamos juntos”, conta.

Manaus foi a terceira cidade do país a receber o encontro, que teve suas primeiras edições realizadas em Brasília (DF) e em Santo André (SP). Em setembro, a oficina acontecerá em Natal (RN) e Curitiba (PR).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde