“Maleta Viajante” trabalha imaginação das crianças e integração com os pais no CEI Jardim Eliane

Uma maleta com livros que estimula o interesse pela leitura, envolve pais e responsáveis e, principalmente, a imaginação e a criatividade. Crianças atendidas no Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Eliane, uma das quatro unidades educacionais administradas pela Pró-Saúde na capital paulista, protagonizaram uma atividade que uniu em uma única ação todos esses benefícios.

Educadores do CEI criaram o projeto “Maleta Viajante” para despertar nas crianças a vontade de ler. Cada uma levou para casa uma maleta contendo um caderno de bordo com histórias que deveriam ser contadas às crianças pelos próprios familiares. Ao retornarem para o CEI, as crianças foram estimuladas pelas professoras a compartilhar a experiência com os coleguinhas.

Durante a atividade, as crianças conheceram a história “Menina Bonita do Laço de Fita”. Além do caderno de bordo, a maleta também continha uma boneca, que poderia ser utilizada pelos familiares no momento de contar a história para as crianças.

A “Maleta Viajante” é uma atividade ligada ao projeto “Senta Que Lá Vem a História”, que visa promover a integração da unidade com a família. A ideia é incentivar a curiosidade e interesse pela leitura — o quanto antes esse estímulo for trabalhado, melhor para as crianças.

O projeto permite que as crianças conheçam diferentes gêneros literários. As professoras trabalham a imaginação por meio da criação de ambientes que tentam reproduzir cenários contidos na própria história.

Foi o que aconteceu com as crianças que acompanharam o conto “Chapeuzinho Vermelho”. As professoras produziram fantoches e a narração reproduziu um áudio gravado. As crianças ficaram entusiasmadas e atentas.

Para outro grupo de crianças, foi contada a história da “Branca de Neve e os Sete Anões”, cujas professoras se caracterizaram a rigor. O projeto “Senta Que Lá Vem História” faz parte do calendário anual de atividades pedagógicas desenvolvidas no CEI Jardim Eliane.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde