Especialista da USP realiza curso sobre AVC no Hospital Universitário

“Atendimento Emergencial de AVC (Acidente Vascular Cerebral)” é o tema do curso que ocorrerá no Hospital Universitário de Jundiaí (HU), no dia 16/8. O curso será ministrado pelo médico neurologista Otávio Pontes Neto, que possui amplo conhecimento no assunto. O evento será destinado aos médicos, enfermeiros e farmacêuticos do hospital e convidados.

De acordo com o médico, o treinamento irá propiciar capacitação profissional em emergência com base em simulação de casos clínicos. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes ao ano. As principais causas do AVC são pressão alta, diabetes, colesterol alto, sedentarismo e fumo.

O AVC é popularmente chamado de derrame. Ele ocorre quando o suprimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido subitamente (AVC isquêmico), ou quando um vaso sanguíneo no cérebro rompe, extravasando seu conteúdo e dando origem a um hematoma, ou coágulo, que provoca sofrimento no tecido cerebral (AVC hemorrágico).

Expert

O neurologista que irá realizar o curso em Jundiaí possui vasto currículo, com doutorado em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), onde também é docente; é o responsável pelo Serviço de Neurologia Vascular e Emergências Neurológicas do Hospital da FMRP-USP; atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, é coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC, participou do programa de fellowship em Neurologia Vascular no Hospital Vall d´Hebron, em Barcelona, Espanha; e cursou pós-doutorado no Massachussets General Hospital, em Boston, Estados Unidos.

O curso com o médico Otávio Pontes Neto ocorrerá às 19h30, no Anfiteatro do HU, que fica na Praça da Rotatória, s/nº – Jardim Messina – Jundiaí, SP.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde