Mães farão “mamaço” durante Semana do Aleitamento Materno, no Hospital Municipal

Mães atendidas no Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (PR) vão protagonizar um “mamaço” com seus filhos, na manhã da próxima terça-feira, dia 8/8. O ato, que vai acontecer no próprio hospital, visa reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês.

“Vamos reunir as puérperas que estão internadas no hospital e as que já receberam alta e estão com o teste da orelhinha dos seus bebês agendadas para a data. Nossa expectativa é atrair a participação de, aproximadamente, 25 mães”, afirmou a supervisora de Enfermagem, Jaqueline Rosa.

O “mamaço” é também uma das atividades da Semana do Aleitamento Materno, que começa nesta sexta-feira, dia 4/8. A equipe do hospital vai montar uma tenda personalizada na recepção, decorada com elementos lúdicos que mostram para o público os benefícios do aleitamento materno, tanto para o bebê quanto para as mamães.

No decorrer da programação, haverá distribuição de material informativo e treinamento especial com todas as equipes que atendem diretamente as mães e os bebês.

Amigo da Criança

Certificado como Hospital Amigo da Criança desde 2013, pelo Unicef (Fundação das Nações Unidas para a Infância), o Hospital Municipal segue com rigor os dez passos do aleitamento materno, preconizado pela fundação.

O atendimento às parturientes começa semanas antes do parto, quando elas vão até o hospital participar, junto com um acompanhante, de um curso para conhecer as instalações e também como será o atendimento — desde a recepção até a alta médica.

Assim que o bebê nasce, as equipes de Enfermagem e médica já iniciam o protocolo de atendimento ao recém-nascido, que estimula o contato pele-a-pele com a mãe logo na primeira hora de vida.

É também quando já começam os primeiros passos para o aleitamento materno, por meio de várias técnicas de estímulo. O hospital possui uma técnica de Enfermagem que se dedica integralmente à tarefa.

Benefícios do aleitamento materno

De acordo com o Unicef, “amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal”. E mais: na primeira hora de vida, o leite materno é fundamental “tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia”.

Outros benefícios do aleitamento materno, segundo o Ministério da Saúde, indicam a prevenção de diarreia, infecção respiratória e diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes. Também reduz a chance de obesidade, promove uma melhor nutrição para o bebê e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Única unidade pública de saúde que realiza partos no município, de janeiro até o dia 31/7, 982 crianças nasceram no Hospital Municipal. A Unidade também se destaca pelo alto índice de partos normais, que ultrapassa os 70%. Em 2016, um total de 1.628 bebês nasceram no hospital, dos quais 1.181 foram por parto normal.

Mantido pela Prefeitura de Pinhais, o Hospital Municipal é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Saúde.

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

1 — Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2 —Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

3 —Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4 —Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5 — Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6 — Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7 — Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8 — Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 — Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 — Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde