Colaboradores do Pronto-Socorro Engenho Novo participam de treinamento sobre descarte de resíduos

Praticamente todos os serviços realizados em uma unidade de saúde seguem um padrão — regras muitas vezes determinadas por órgãos de regulação como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e outras autarquias ligadas ao Ministério da Saúde.

Em geral, esses padrões visam garantir a qualidade do serviço, preservando a segurança, tanto para o paciente, quanto para o acompanhante e colaborador.

Assim, a separação e o descarte dos resíduos também seguem normas extremamente importantes. “Como se tratam de materiais de forte impacto ambiental e para a saúde das pessoas, como produtos químicos e seringas, é preciso que o colaborador siga corretamente o passo a passo para o descarte adequado”, afirmou o a técnica de Segurança do Trabalho, Julieta Bortolace, que atua no Pronto-Socorro Engenho Novo, em Barueri (SP).

O descarte correto dos resíduos foi tema de um treinamento aplicado junto a todos os colaboradores do Pronto-Socorro, a partir do PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde).

“O objetivo do treinamento foi reforçar as orientações aos colaboradores. Se separados e descartados de maneira inadequada, os resíduos de saúde podem gerar poluição biológica, física e química no solo, na água e até no ar, submetendo as pessoas as variadas formas de exposição ambiental. Por isso, a necessidade de se praticar os procedimentos corretos para o descarte”, explicou.

Os resíduos de serviços de saúde são compostos por diferentes frações em cada setor do Pronto-Socorro. Compreende os materiais perfurocortantes (como as seringas), produtos químicos (como os solventes) e outros resíduos (como vidros, papelão e restos de alimentos).

“O descarte correto dos resíduos busca garantir um encaminhamento seguro e eficiente, protegendo os trabalhadores e também o meio ambiente”, observou Julieta. O treinamento aconteceu entre os dias 11 e 14 de julho.

Despois do descarte, todos os resíduos de saúde da unidade são transportados por uma empresa terceirizada, que faz a incineração, conforme determina a legislação em vigor.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde