Hospital Municipal implanta campanha da OMS dos cinco momentos para lavar as mãos

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP) implantou a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como objetivo orientar os funcionários sobre a necessidade e a importância dos cinco momentos para higienizar as mãos.

Palestras com dinâmicas foram realizadas com todos os colaboradores e cartazes com material informativo foram disponibilizados para facilitar a conscientização. A campanha – que no Hospital Municipal de Mogi terá o título “Higienize suas mãos, o momento é agora” – é uma iniciativa do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). A enfermeira Pamela Santos Loia, responsável pelo SCIH, destaca que todos os funcionários, independentemente do setor, precisam ser alertados sobre a importância da campanha. “Além das palestras com dinâmicas, vamos identificar, com adesivos dos cinco momentos, os dispensers de álcool e sabão que estão pelo hospital”, disse Pamela.

Os cinco momentos para higienizar as mãos são: antes de o contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após o risco de exposição a fluídos corporais; após o contato com o paciente; e após o contato com as áreas próximas ao paciente.

O simples ato de higienizar corretamente as mãos reduz as taxas de infecções. Estudos científicos demonstram a importância da conscientização sobre às práticas de higienização. Segundo a OMS, a higienização das mãos continua sendo a principal medida para reduzir as infecções relacionadas à assistência a saúde e a disseminação da resistência microbiana. O gesto aumenta a segurança do paciente em todos os ambientes. Afinal, as mãos são o principal meio de transmissão de infecções hospitalares.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde