Prêmio incentiva disseminação da cultura de segurança do paciente

Nesta sexta-feira, 28/7, a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do Hospital Regional do Sudeste do Para – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), premiou os três gestores com melhor desempenho na instituição, em Marabá (PA). Realizada a cada três meses, a iniciativa incentiva a melhoria contínua nos processos de gestão da unidade, que é referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios.

Os vencedores da segunda edição do Plano de Premiação Estruturado para Gestores foram: em primeiro lugar, Fábio Grifo dos Santos, do Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT); em segundo lugar, Lucineide Oliveira, do Departamento Pessoal, e em terceiro lugar, Tiago Seabra, da Manutenção.

Junto com outros 29 gestores do HRSP, eles foram avaliados pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), no período de abril a junho de 2017. Foram utilizados critérios como apresentação de indicadores no prazo, participação em treinamentos institucionais e nos Protocolos de Segurança do Paciente, envolvimento da equipe operacional nos processos sistêmicos e de gestão e desempenho no RAG (Requisitos de Apoio à Gestão), ferramenta institucional da Pró-Saúde.

Nesta edição, além dos três vencedores, a Pró-Saúde também homenageou os cinco gestores que mais evoluíram no comparativo entre o primeiro e o segundo trimestres de 2017. Foram eles: a médica responsável pela Agência Transfusional, Socorro Leão; as supervisoras de Enfermagem, Giselly Soares e Sheila Macedo; o coordenador de Patrimônio, Natanael Cardoso, e o supervisor de Higienização e Limpeza e de Processamento de Roupas, Filipe Araújo.  

De acordo com o diretor-geral da unidade, Valdemir Girato, a premiação reconhece o compromisso dos profissionais para garantir qualidade e segurança ao atendimento do usuário atendido no hospital. 'Esta não é uma competição. Nosso objetivo é incentivar a disseminação da cultura de segurança do paciente, e isso envolve os mais de 600 profissionais que atuam na unidade. Dessa forma, embora a premiação reconheça apenas três gestores, as melhorias observadas são resultado do compromisso de toda a equipe', argumentou o diretor-geral.

Vencedores

Para os profissionais premiados nesta edição, a integração entre os setores tem sido um dos diferenciais na evolução das ações. 'O meu desempenho na premiação não é resultado apenas do meu trabalho, mas do comprometimento de toda uma equipe. Todos que atuam no SADT são dedicados a oferecer um atendimento de qualidade para o usuário', disse o primeiro colocado, Fábio Grifo.

Lucineide Oliveira também comentou a respeito. 'Esta foi uma surpresa bastante feliz. Na verdade, esse prêmio é de todos vocês também', afirmou ela. Por usa vez, Tiago Seabra agradeceu pelo apoio da equipe de Manutenção. 'São eles [integrantes da equipe] que fazem as coisas acontecerem na Manutenção. Eles são extremamente competentes', disse. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde