Médico do HU dá dicas para evitar doenças respiratórias em dias de clima seco

Com o clima seco e frio, é comum o aumento de doenças respiratórias devido ao ressecamento das mucosas. Segundo o pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí (HU), Márcio Barros, as queixas mais comuns são tosse, irritação na garganta, secura das vias aéreas, cansaço, dores de cabeça e mal-estar.

Já nas pessoas com doenças respiratórias alérgicas, o clima pode gerar uma piora nos sintomas devido aos agentes causadores da alergia ficarem mais tempo suspensos no ar.

Para reduzir os efeitos causados pela baixa umidade do ar, o pediatra dá algumas orientações. “É importante tomar alguns cuidados como a higienização das vias aéreas com soro fisiológico, fazer inalação com soro fisiológico para manter a umidificação das vias aéreas, ingerir bastante água e tratar os sintomas, como por exemplo quadro de febre ou resfriado, com medidas de suporte sob orientação de um médico”, destacou.

Outros cuidados que podem ser adotados são o uso de umidificadores de ar e a utilização de toalhas molhadas ou bacias com água nos ambientes da casa. Com essas medidas simples é possível passar por esse período de clima seco com mais tranquilidade e saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde