Hospital Yutaka Takeda realiza Campanha de Gerenciamento de Resíduos | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Hospital Yutaka Takeda realiza Campanha de Gerenciamento de Resíduos

27/07/2017

Hospital Yutaka Takeda realiza Campanha de Gerenciamento de Resíduos

Nesta terça-feira, 25/7, teve início a ''Campanha Anual de Gerenciamento Resíduos'' do Hospital Yutaka Takeda (HYT), em Parauapebas, na Serra dos Carajás, sudeste do Pará. A ação educativa tem como objetivo conscientizar os colaboradores da instituição sobre a importância de realizar o descarte correto de resíduos para a preservação ambiental, além de disseminar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRSS) do hospital.

“Essa campanha também reforça um dos nossos princípios institucionais, que é a responsabilidade ambiental. E, para isso, este ano, convidamos profissionais que fazem o trabalho educativo da empresa Vale, para falar sobre o meio em que estamos inseridos: sustentabilidade, segregação, descarte e reutilização de materiais”, relatou a presidente da Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (CGRSS) do HYT, Gildete Lopes,

A comissão do HYT organizou, para os colaboradores, um circuito de atividades que contempla várias etapas, como bate-papo, jogos de conhecimento e exposição de peças feitas de material reciclável.

“O bioma Amazônia, o bioma que a gente cuida”, foi o tema do bate-papo conduzido por Márcia Bezerra, bióloga da empresa Sete, que realiza o serviço de educação ambiental da Vale. Ela falou sobre a localização da Serra dos Carajás, que está situada numa área de conservação ambiental, a também sobre o papel dos órgãos ambientais e as ações que a Vale desenvolve para cuidar e preservar a floresta.

“Debatemos, também, as atitudes ambientais, como e o que pode ser feito para contribuir de maneira sustentável para melhoria do meio ambiente, além de dicas de algumas ações que podemos praticar no dia a dia, como reaproveitar resíduos, segregá-los de maneira correta, reduzir um pouco do consumo e evitar o desperdício de alimentos”, explicou Márcia.

Após a palestra, os colaboradores foram desafiados a testarem seus conhecimentos sobre o descarte correto de resíduos na brincadeira dos minicoletores - onde várias figuras com imagens de diversos materiais são distribuídas aos participantes para que eles os descartem nos coletores corretos. Outra atividade foi a montagem do quebra-cabeça da Serra dos Carajás. Além disso, um jogo de perguntas e respostas sobre o PGRSS do HYT finaliza o ciclo de brincadeiras.

A última etapa da programação é a exposição de peças feitas pelos colaboradores da instituição com materiais recicláveis. Durante o evento, os colaboradores poderão votar na peça mais criativa, sendo que as três mais votadas serão premiadas, em primeiro, segundo e terceiro lugar. 

Colaboradores sorteados durante a programação também participarão do encerramento do evento, na sexta-feira, 28/7, que será um passeio na trilha ecológica Lagoa da Mata, na Floresta Nacional de Carajás (Flonac).

Para o líder de Manutenção do HYT, Raimundo Barbosa, a iniciativa reforça a importância que cada pessoa tem na preservação ambiental. “Gostei muito da programação, porque ajuda quem não sabe descartar os materiais corretamente. E temos que ter consciência que o descarte correto é uma responsabilidade é de todos nós”.

Satisfeita com as informações recebidas, a assistente administrativa Luana Assunção achou a ação excepcional. “Foi muito bom saber sobre o contexto em que o nosso hospital está inserido. E também achei bem legal a exposição. As peças ficaram lindas”.

O hospital

O Hospital Yutaka Takeda tem como um dos seus princípios institucionais a responsabilidade ambiental. Por isso, sempre busca incentivar e praticar a consciência de cuidados com o meio ambiente e a vida. A unidade aplica, anualmente, treinamentos sobre a segregação de resíduos, realiza campanhas de incentivo à utilização racional dos recursos naturais, como água e energia, e já promove a troca de copos descartáveis por canecas. Todo resíduo gerado na unidade é encaminhado para reciclagem. Além disso, a instituição não faz uso de dispositivos como termômetros contendo mercúrio. 

Recentemente a unidade implantou o projeto “Crescer”, que consiste em estimular à conscientização ambiental de usuários por meio da oferta de uma muda de árvore à família de cada bebê nascido no hospital.

 

+ Notícias

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso