Filantropia realiza palestras nos CEIs durante as Jornadas Pedagógicas

Os quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) administrados pela Pró-Saúde em São Paulo (SP) realizaram as Jornadas Pedagógicas para os colaboradores e educadores das Unidades. A atividade acontece quatro vezes por ano como parte do calendário escolar e busca acompanhar a evolução dos indicadores de qualidade preconizados pela Secretaria Municipal de Educação.

As Jornadas também promovem palestras de formação pedagógica para os educadores dos CEIs por meio das quais são abordados vários temas.

No dia 23/6, foram realizas pela Filantropia da Pró-Saúde, palestras de capacitação pedagógica no CEI Jardim São Jorge e no CEI Lageado, situados na região de Guaianases. No dia 30/6, as atividades também foram promovidas no CEI Jardim Eliane e no CEI Santa Rita, que ficam nas regiões de Itaquera e Cidade Tiradentes, respectivamente.

O tema, “As Motivações como Caminho de Realização Humana e Profissional”, refletiu sobre os fundamentos que constituem os elementos motivacionais que impulsionam o comportamento humano. A palestra, ministrada por José Lenivaldo Carvalho, com formação em Filosofia e em Teologia, foi coordenada por Valdirene Carrera e por Renata Antunes Bento, do setor de Filantropia.

A capacitação foi conduzida a partir da famosa Pirâmide de Maslow, formulada pelo psicólogo americano Abraham Maslow, que viveu entre 1908 e 1970 e que propôs a teoria mundialmente conhecida sobre a “hierarquia das necessidades”. Para Maslow, o homem é motivado segundo suas necessidades, que se manifestam em graus de importância diferentes, influenciando a motivação e a realização do indivíduo.

A ação refletiu a dimensão pedagógica, estimulando o debate sobre a prática no agir educacional infantil. Colaboradores e educadores dos CEIs elaboraram o significado de “satisfação” e “insatisfação”, o que é, como e por que essas sensações ocorrem.

Ao longo do ano, outras atividades serão promovidas nos CEIs a partir das Jornadas Pedagógicas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde