HRPT orienta colaboradores sobre higienização das mãos e descarte de resíduos | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

HRPT orienta colaboradores sobre higienização das mãos e descarte de resíduos

26/07/2017

	HRPT orienta colaboradores sobre higienização das mãos e descarte de resíduos

A semana é de orientações no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira. Os colaboradores da unidade recebem, até a sexta-feira, 28/7, a visita do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e da Agência Transfusional. O motivo? Ações sobre a higienização das mãos e do descarte correto de resíduos, este último fazendo parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

A Campanha de Higienização das Mãos é realizada duas vezes por ano no hospital. Desta vez, o foco é o tempo que leva para se fazer uma higienização correta e também a técnica adequada, limpando todas as partes necessárias. A ação ocorre de forma lúdica, com um cartaz especificando as partes do processo correto de higienização. Além disso, os colaboradores também são convidados a repetir a técnica correta para fixá-la.

De acordo com a coordenadora do SCIH, Josiane Weimer, é fundamental abordar a prática correta da higienização das mãos na unidade, para proteger os colaboradores e os usuários. “Independente de o colaborador ser da assistência ou não, ou seja, se ele tem contato direto com o usuário ou não, ele precisa se conscientizar da importância de higienizar as mãos no ambiente hospitalar. Há um tempo determinado para higienizar com água e sabão, outro tempo diferenciado se houver uma preparação com álcool. E há também os passos, os locais da mão que a higienização precisa abranger. Nunca é demais falar de higiene das mãos”.

Gerenciamento de resíduos

Integrada à Campanha de Higienização das Mãos, uma ação sobre gerenciamento e descarte de resíduos também é realizada no HRPT, desde a última segunda-feira, 24/7. Como parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), a ação tem o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre o descarte correto de cada tipo de material utilizado na unidade.

A semana começou com a entrega das lixeiras do ''Projeto Castanheira'', que também faz parte do PGRSS. As lixeiras são feitas de material reciclado – eram galões com hipoclorito, utilizados para a limpeza e que depois eram descartados. Agora, o material serve como depósito para os resíduos de papel, que também serão destinados à reciclagem.

“O objetivo do trabalho é conscientizar os colaboradores sobre o descarte correto dos resíduos. A gente quer trazer o colaborador para dentro do processo e fazer com que eles entendam que nós geramos muitos resíduos sólidos dentro da unidade, entre copos descartáveis, papeis, plástico, papelão, e que a gente consiga fazer com que este descarte aconteça de forma consciente, sem contaminar com outros resíduos, para serem reaproveitados”, explica Rodrigo Faria, coordenador da Agência Transfusional do HRPT e um dos responsáveis pelo projeto.

Esta é apenas uma das ações do PGRSS no Hospital Regional de Altamira, visando a diminuição de gastos e o reaproveitamento dos materiais. A unidade tem outros exemplos, como a utilização de mantas SMS como sacolas retornáveis, substituindo as plásticas; a aquisição de impressoras ecoeficientes; e as lixeiras padronizadas por cores para a coleta seletiva na unidade. Tudo isso faz parte do plano, que tem por objetivo diminuir o desperdício e os riscos de acidentes de trabalho, incentivar a reciclagem e promover a sustentabilidade.

Sustentabilidade esta que é um dos pilares da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do HRPT por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A entidade gere, além do Regional de Altamira, mais cinco hospitais públicos no Pará, todos com projetos de sustentabilidade vigentes.

Desde que esta questão passou a ser trabalhada nessas instituições, observou-se o fortalecimento da governança; a criação de oportunidades para se repensar os processos e usos, gerando inúmeras melhorias às unidades de saúde; bem como, a redução de custo e consumo nos recursos naturais, como água, energia, matérias de escritório. A sustentabilidade tem contribuído, ainda, para a gestão de riscos e a comparabilidade, de forma a dimensionar os indicadores de cada hospital, comparando-os a outros nos âmbitos nacional e internacional.

 

+ Notícias

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso