Hospital 5 de Outubro realiza programação especial para pacientes autistas

Proporcionar momentos agradáveis, por meio de brincadeiras, e usar a criatividade e a imaginação para melhorar o atendimento terapêutico a crianças e adolescentes com autismo: esse é o intuito da ação de estimulação sensorial que é realizada pelo Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, durante o mês de julho. Na próxima quinta-feira, 27/7, uma nova edição da programação será realizada.

A programação, que envolve um circuito de atividades, incluindo caixa de areia, cones, pintura, corda e fantoches, entre outros, estimula a socialização, a linguagem e a comunicação dos pacientes. A iniciativa, realizada também no último dia 20/7, foi levada à área externa do hospital – local propício para as que os usuários atendidos tivessem um melhor desempenho em suas atividades, além de melhora significativa no desenvolvimento motor, cognitivo, perceptivo e social. A fonoaudióloga Sidna Aguiar e a psicóloga Débora Lanôa conduziram as brincadeiras.

Segundo a psicóloga, essas atividades ajudam a melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes com autismo. Auxiliam a melhor aceitação de estímulos externos, como o barulho, a luz e até o pisar no chão, entre outros. “Fomos para um ambiente diferente do consultório, onde foram estimuladas noções espacial e temporal, como, por exemplo, o tempo de subir e descer, além do reforço de comportamentos adequados”, disse Débora. Como algumas das crianças atendidas apresentam resistências a regras e comandos, após finalizar cada etapa do circuito elas também foram estimuladas quanto à compreensão de significados das palavras sim e não.

Pais em atividade
Um diferencial na programação foi o envolvimento dos pais, que tiveram a oportunidade de participar de alguns momentos das atividades propostas. Foi o caso de Fernanda Christina Leite, mãe do pequeno P.A.K.L., de 6 anos. Fernanda disse que a atividade realizada pelo hospital extremamente interessante, porque ajudará o desempenho da rotina do seu filho. “Essa atividade contribui muito. Ajuda a criança a ter noção das diversas sensações propostas. E ajuda para que ela se acostume com atividades do cotidiano”, avaliou a mãe.

Atendimento 
O Hospital 5 de Outubro tem uma infraestrutura que congrega ambulatório para consultas eletivas, pronto-atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais, além de atenção em Medicina do Trabalho e suporte de diagnósticos em laboratório de patologia clínica, ultrassonografia e mamografia, bem como em Radiologia e também em eletroencefalogramas e eletrocardiogramas, entre outros.

O HCO oferece atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Oftalmologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Urologia, Psicologia, Fonoaudiologia e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 25 leitos, sendo cinco apartamentos individuais e 20 leitos de enfermaria coletiva, contando, ainda, com uma Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC). A unidade possui, também, um centro cirúrgico com três salas para cirurgias e dois leitos de recuperação pós-anestésicos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde