Hospital Yutaka Takeda promove treinamento sobre o manuseio de equipamento de ventilação mecânica

Médicos e enfermeiros do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), passaram por capacitação, na semana passada, para manuseio do equipamento de ventilação mecânica da unidade. O treinamento teve como objetivo relembrar a teoria da fisiologia da ventilação mecânica e de como ela é aplicada no dia a dia.

“Mostramos, também, como funciona os painéis do equipamento e como é montado o aparelho para prestar o suporte em caso de emergência até que o paciente seja transferido para uma outra unidade hospitalar de referência”, disse a consultora de aplicação de produtos de terapia intensiva, Tassiana Belarmino,

A médica Roberta Pinheiro explicou que a capacitação consistiu em manusear corretamente e com segurança o ventilador pulmonar mecânico, sabendo montar e desmontar o aparelho, por exemplo. “Esse treinamento foi necessário para o corpo clínico e Enfermagem, porque reforçam os procedimentos de manuseio do nosso equipamento em caso atendimento de emergência a pacientes com dificuldades respiratórias”, relatou Roberta.

Para o gerente de Enfermagem Diogo Abreu, a qualificação permitiu à sua equipe a revisão da fisiologia pulmonar na parte respiratória. “Nessa capacitação, ainda aprendemos sobre as melhores formas para montagem de circuito e técnicas de esterilização”, disse Diogo.

Sobre o hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale há 31 anos e é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar há 19 anos. Possui ambulatório para consultas eletivas com 22 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 22 leitos de enfermarias, 14 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 40 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde