Novembro Azul: HRSP leva palestra a funcionários de mineradora

Cumprindo seu papel social, o Hospital Regional Público do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP) promoveu, esta semana, a palestra denominada “Derrube preconceitos. O exame de próstata salva vidas”. O público alvo foi composto por mais de 200 colaboradores da mineradora Vale, e o evento ocorreu no auditório de um hotel da cidade.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Karla Emanuelle Silva Luz, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Regional, administrado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar (Pró-Saúde).

A enfermeira exibiu um vídeo desconcertante com depoimentos de homens que tinham certo preconceito de realizar o exame de próstata, mas que acabaram descobrindo que tinham câncer e mudaram seus conceitos a partir daí.

A ideia principal da palestra proferida pela enfermeira Karla Luz era propiciar informações que pudessem ajudar a quebrar o preconceito em relação ao exame da próstata, pois isso pode ser a diferença entre viver e morrer.

De início, os colaboradores da mineradora se mostraram arredios e deram um tom jocoso à palestra, mas com a exibição do vídeo e com os argumentos apresentados ao longo da palestra, eles saíram de lá mais conscientes sobre a importância da prevenção.

“Pude perceber hoje que viver está acima de tudo; de machismo ou de qualquer preconceito. Tudo isso se torna secundário diante de uma situação de câncer”, comentou o metalúrgico João Pereira da Silva.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde