HMAR e Hemopac promovem campanha de doação de sangue

A parceria firmada entre o Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) e o HEMOPAC (Hemoterapia e Patologia Clínica de Maceió), no estado de Alagoas, resultou em uma campanha de doação de sangue realizada na manhã do dia 18/07, no auditório do hospital. Médicos e colaboradores atenderam ao chamado de solidariedade e compareceram para doar sangue, saindo com a feliz notícia de que cada bolsa de sangue coletada pode salvar até três vidas!

O primeiro passo para a doação de sangue foi o cadastro dos candidatos à doação, sendo indispensável a apresentação de um documento de identificação com foto. Em seguida, foram verificadas a pressão arterial, temperatura, peso e altura, além da realização de um teste de anemia. Depois disso, o candidato a doador ainda passou por uma entrevista com uma profissional capacitada para confirmar se está apto a doar sangue. Uma vez concluídas essas etapas, foram feitas as doações do sangue, sempre acompanhada da equipe de profissionais do Hemopac. Por fim, o doador recebeu um lanche e foi liberado logo em seguida.

Durante toda a manhã de campanha, 33 candidatos a doares se apresentaram à equipe do Hemopac. Desse total, 24 estiveram aptos a realizar a doação. Uma delas foi a secretária do Núcleo de Enfermagem, Fabiana Barbosa, que doou sangue pela primeira vez. “Meu esposo é doador, mas eu nunca tinha doado. Hoje foi a primeira vez que participei de uma campanha e pretendo continuar doando sangue, depois que passar o prazo entre uma doação e outra. A gente sente uma dorzinha, mas quando fica sabendo que pode ajudar outras pessoas com nosso sangue, sentimos que vale a pena”, declarou a secretária.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde