HRSP homenageia vítimas de acidentes de trânsito

Neste domingo (16), o terceiro do mês de novembro, é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito e seus Familiares. A data foi criada em 1993 e instituída em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para homenagear as pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além das famílias e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.

Para marcar a data, com ações educativas que atendam o cidadão, diversos eventos estão sendo realizados pelo Hospital Regional Público do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), em Marabá, por meio da Comissão de Revisão de Óbitos, Grupo de Trabalho de Humanização e Serviço de Atenção do Usuário.

A programação começou com uma missa celebrada pelo padre Antônio de Pádua, da Comunidade de São José Operário, da qual participaram colaboradores do hospital e pacientes internados, notadamente vítimas de acidentes de trânsito.

Além disso, foram realizadas palestras educativas direcionadas também aos usuários do HRSP. As assistentes sociais Roberta Duarte e Arlene Pessoa foram as facilitadoras da Palestra “Acidente de trânsito e sua abordagem social”.

Outro tema extremamente importante foi o “Acidente de trânsito e suas consequências”, abordado pelo ortopedista Alaor Florêncio da Silva. Entre outras coisas, o médico alertou que um acidente de trânsito pode gerar uma desestruturação familiar.

Além disso, os prejuízos para o País são imensos, pois os acidentes vitimam pessoas em idade produtiva, que vão onerar o SUS e também o INSS. Para se ter uma ideia, segundo ele, o Brasil gasta R$ 128 milhões/mês com tratamento de acidentes de trânsito. Por isso, o poder público, por meio de seus órgãos em todas as esferas, precisa cumprir seu papel constitucional.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde