Crianças ganham orientação do HMUE para prevenir acidentes nas férias

Mês tradicional de férias escolares, julho costuma reunir muitas crianças em colônias de férias em Belém (PA). O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), aproveitou a oportunidade e levou orientações para prevenir acidentes na infância aos participantes da colônia de férias do Planetário do Pará.

A palestra ministrada pela coordenadora de Humanização do HMUE, Thaís Cabral, abordou a prevenção de acidentes que comumente afetam as crianças, como quedas e queimaduras. Com uma abordagem lúdica, a colaboradora mostrou às crianças os perigos escondidos em atos simples como subir em telhados ou árvores.

“As crianças interagiram bastante. Perguntaram, falaram de suas experiências e sobre os cuidados que as mães pedem que elas tenham”, explicou. “Reforçamos a importância de se aproveitar as férias com qualidade e não vir termina-las no hospital”, continuou.

As palestras em duas datas, nos dias 5/7 e 12/7, reuniram cerca de 90 crianças. “Como julho é o mês das férias e estudos mostram que neste período há aumento no número de quedas e acidentes entre crianças, nossa intenção foi orientar para que tenha cuidado com isso. Queimaduras e quedas são algumas das principais causas da entrada de pacientes no Hospital Metropolitano”, finalizou.

Unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência possui 32 leitos infantis divididos entre a clínica Pediátrica (19), Centro de Tratamento de Queimados (8) e UTI pediátrica (5).

Cuidado e atenção

Quando os pacientes infantis ficam impossibilitados de frequentar a escola, no decorrer do tratamento na unidade, os pequenos podem participar do programa ''Classe Hospitalar''. Os alunos são atendidos em salas de aulas organizadas em multisséries, cuja característica principal é a presença de alunos nos diversos níveis de ensino num mesmo espaço.

São desenvolvidas atividades nas áreas de Códigos e Linguagens, Lógico Matemático e Natural e Conhecimento de Mundo para os Ciclos I e II e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, para o 6º ano ao Ensino Médio.

Em 2016, aproximadamente 900 alunos foram atendidos no projeto. A unidade também oferece brinquedoteca aos pacientes infantis.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde