Com informatização, pacientes dizem que atendimento no Pronto-Socorro Engenho Novo ficou mais transparente e organizado | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Com informatização, pacientes dizem que atendimento no Pronto-Socorro Engenho Novo ficou mais transparente e organizado

14/07/2017

Com informatização, pacientes dizem que atendimento no  Pronto-Socorro Engenho Novo ficou mais transparente e organizado

Implantada há um ano, a informatização no Pronto-Socorro Engenho Novo, em Barueri (SP), consolidou benefícios importantes para as pessoas que vão à Unidade em busca de atendimento.

Por todo o PS, painéis eletrônicos informam quando chega o momento de o paciente passar pela classificação de risco, recepção, atendimento médico e, se necessário, para outros procedimentos como medicações ou exames complementares.

“Na prática, os pacientes sentem que o processo de atendimento ficou mais organizado e transparente. Mas quem atua na gestão, identifica uma série de outros benefícios proporcionados pela informatização, que também resultam em uma assistência melhor para o paciente”, destaca o diretor geral da Unidade, Vagner Verussi.

O acolhimento está todo informatizado. Logo na entrada, um controlador de acesso recepciona e dá uma senha para o paciente, de acordo com sua característica — adulto, infantil ou preferencial, para ambos os casos.

O paciente, então, segue para a classificação de risco, onde a equipe de Enfermagem fará a primeira avaliação, a fim de determinar o grau de gravidade e o tempo de espera para o atendimento — casos graves, são atendidos primeiro.

Na sequência, o paciente conclui o preenchimento dos dados cadastrais na recepção e, depois, já aguarda atendimento do médico, com a própria senha que recebeu na entrada.

A merendeira Maria Marlene, que já havia sido atendida no Pronto-Socorro antes da implantação da tecnologia, disse que o novo sistema deixou o atendimento mais organizado. “Achei muito bom, ficou mais fácil de a gente saber o momento em que seremos atendidos”, afirmou.

Já Helena Silva, que também conhecia o método anterior, observou que a informatização melhorou a comunicação com o paciente. “Ficou muito mais claro e organizado. Todos sabem o que está acontecendo”, comentou.

Internamente, a informatização promoveu benefícios para a gestão da Unidade. A plataforma criou um banco de dados com a evolução de todo o processo de atendimento do paciente.

“O grande avanço foi com a análise e cruzamento de dados. Conseguimos, de maneira instantânea, acompanhar o andamento da assistência às pessoas. Com isso, podemos identificar, com precisão, os pontos de melhoria”, avaliou Vagner.

Os atendimentos feitos pela Odontologia, Pediatria, Ortopedia, Enfermagem e Assistência Social já mantêm registrado todo o histórico de atendimento do paciente. Ou seja, os médicos e a equipe de assistência conseguem ter acesso a todas as informações do que aconteceu e acontece com a pessoa no Pronto-Socorro, em qualquer um dos terminais distribuídos pela Unidade, em todos os pontos de assistência.

Na sala da diretoria do Pronto-Socorro, um painel mostra gráficos em tempo real sobre o andamento do atendimento ao paciente. “Se está havendo algum problema, é possível identificar imediatamente”, explicou o diretor geral.

Mantido pela Prefeitura de Barueri, o Pronto-Socorro Engenho Novo é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

+ Notícias

23/01/2019 - Hospital Materno-Infantil de Barcarena participa da 1º Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde

23/01/2019 - HEGV participa da Semana de Farmácia Hospitalar

23/01/2019 - As 10 principais ameaças para a saúde em 2019

23/01/2019 - CFM divulga que metade das prefeituras gastam menos de R$403 ao ano na saúde

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade