Hospital Regional de Marabá instala Comissão de Gestão de Custos

Nesta semana, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), instalou a Comissão de Gestão de Custos (CGC). O órgão tem a finalidade de identificar, avaliar, discutir e monitorar os gastos que ultrapassam o orçamento e as metas da unidade e, ainda, implementar estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços prestados aos usuários da instituição. 

Composta por colaboradores das áreas administrativa e assistencial, a comissão será responsável pelo acompanhamento e análise de 70 indicadores, dentre eles, os que estão relacionados ao consumo de energia elétrica, materiais e medicamentos, despesa total da unidade e custos dos setores produtivos. 

De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro e presidente da CGC, Rodrigo Fauth, o grupo atuará em conjunto com outras comissões da unidade, especialmente, a de Farmácia e Terapêutica (CFT), de Sustentabilidade (CS), de Segurança do Paciente (CSP) e de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). 

Envolvimento

Para atingir a meta semestral de redução dos custos, calculada em 5%, a nova comissão tem o papel de auxiliar coordenadores, supervisores e gerentes na adoção de boas práticas financeiras. Em junho, os gestores foram orientados sobre a nova metodologia de análise de custos no Hospital Regional de Marabá. 

A implantação do projeto de gestão participativa de custos foi coordenada pela auxiliar Contábil, Andréia Viana, e o contador Othílio Praia Junior, ambos do HRSP; o gerente Contábil e Financeiro do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Cezar Lima, e o consultor da Pró-Saúde, Eduardo Justus. 

Comissões   

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional de Marabá possui um Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que orienta os processos a serem seguidos para garantir a qualidade e segurança do paciente. É ao NQSP que estão ligadas institucionalmente as comissões. 

Atualmente, o HRSP conta com 15 comissões. São elas: Prevenção e Tratamento de Feridas (CPTF), Ética Médica (CEM), Ética de Enfermagem (CEEn), Revisão de Óbitos (CRO), Revisão de Prontuários (CRP), Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), Manutenção (CM), Comitê Transfusional (CT), Humanização (CH), Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Segurança do Paciente (CSP), Sustentabilidade (CS), Farmácia e Terapêutica (CFT), Perfurocortantes (CP) e, agora, Gestão de Custos.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde