HRBA: Congresso reúne profissionais e debate inovações da oncologia

Entre os dias 26 e 29 de novembro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), por meio do seu Serviço de Oncologia, realiza no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós, o I Congresso de Oncologia do Oeste do Pará. O evento reunirá nomes importantes da oncologia, que junto aos profissionais da saúde da região irão debater as inovações no campo da oncologia nacional e internacional.

O objetivo do evento é propiciar acesso à atualização cientifica à comunidade acadêmica e profissionais das áreas da Saúde, por meio de exposições dos temas mais relevantes para a realidade do contexto amazônico, visando aprimorar o conhecimento daqueles que lidam com tal atividade.

O I Congresso de Oncologia do Oeste do Pará tem como coordenadores os médicos Marcos Fortes (cirurgião oncológico), Kalysta Borges (hematologista) e Carlos Hummes (oncologista clínico). No dia 26, será debatido “O Rastreamento Precoce e a realidade de Santarém e região no enfrentamento do câncer de colo de útero”. No dia 27, o tema abordado será o Câncer de Mama, Câncer Gástrico e o Câncer Colo-Retal. No dia 28, Melanoma, Tumores do Sistema Nervoso Central, Cirurgia Vascular e Oncologia, Câncer de Tireóide, Câncer de Pulmão e Câncer das vias biliares. No dia 29, será debatido a RadioImagem, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cuidados Paliativos, Câncer de Próstata.

Além da programação para as equipes médicas, o Congresso também abordará temas relacionados às equipes multiprofissionais como: “Dietoterapia no paciente oncológico”, “O sofrimento na pessoa com doença terminal”, “Psicooncologia, o que é? Para que serve? Função no tratamento e paliação reação câncer x cognição”, “O olhar sobre o paciente oncológico”, “Manipulação de quimioterápicos”, “O papel da anatomia patológica na conduta oncológica”, “Laboratório x Marcadores tumorais”, “Tratamento não farmaconlógicos da dor em pacientes em cuidados paliativos”, “O papel da enfermagem no tratamento oncológico”, “Cuidados de Enfermagem em oncologia pediátrica”, “Cuidados paliativos de Enfermagem sob a ótica da teoria das necessidades humanas básicas”, “A Enfermagem nas emergências oncológicas”, “Riscos para enfermagem que manipula quimioterápicos antineoplásicos”, “Cuidados na administração de quimioterapia: Protocolos Bastam?”, “Enfermagem em radioterapia, o que difere?”.

O I Congresso de Oncologia do Oeste do Pará já é considerado como um dos maiores eventos científicos do Norte e reúne uma gama de profissionais médicos e de assistência multiprofissional do país. As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser feitas na Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA e na Universidade do Estado do Pará (UEPA), curso de medicina 2013. Informações pelo email: ensinoepesquisa@hrbaprosaude.org.br ou telefone (93) 2101-0700, ramal 755. No dia 19 de novembro, na Orla de Santarém acontecerá o lançamento oficial do I Congresso de Oncologia do Oeste do Pará, no momento será possível aos interessados realizarem suas inscrições.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde