Hospital Yutaka Takeda realiza simulado de abandono em caso de emergência

Colaboradores do Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), passaram na última semana, por um simulado para evacuação do centro cirúrgico da unidade.

A atividade tem como principal objetivo preparar os colaboradores, de forma prática como proceder em caso de emergência em que é necessário fazer o abandono do ambiente para manter a segurança e integridade física deles mesmos e de usuários.

A brigadista Maria Rodrigues, explicou que esses treinamentos são essenciais para aprimorar a atuação dos brigadistas e dos demais colaboradores no processo de evacuação de pacientes em caso de eventuais sinistros. “No simulado a equipe teve a oportunidade de detectar possíveis falhas no processo de evacuação, como por exemplo, ficar um brigadista por último para verificar se área foi evacuada totalmente, para que, em uma situação real, os mesmos possam atuar com precisão. Por isso é tão importante”, disse Maria.

Segundo ela, o Hospital Yutaka Takeda possui um Plano de Atendimento à Emergência e, periodicamente, realiza a simulação em diversos setores da unidade.

A iniciativa ainda reforça os procedimentos necessários para a utilização das rotas de fuga, uso de extintores e hidrantes, assim como a responsabilidade de cada brigadista no processo de evacuação.

A ação foi conduzida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em parceria com a brigada de incêndio do hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde