Campanha Novembro Azul alerta sobre prevenção do câncer de próstata

O movimento Novembro Azul vem ganhando força em todo país, e em Mairi (BA), o Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães adere à campanha com a intenção de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata e incentivar a realização de exames preventivos. Durante este mês, o HDLEM vai promover palestras educativas sobre a doença e os cuidados com a higiene.

A campanha Novembro Azul surgiu em 2003, junto às comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. As ações mais comuns feitas durante o movimento são a iluminação azul de fachadas de prédios, panfletagem sobre o câncer de próstata e campanhas para incentivar os exames preventivos.

Sobre o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.

(Fonte: http://www.sbu.org.br)

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde