Metropolitano orienta estudantes do CIABA sobre trânsito seguro

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), apresentou o programa “Direção Viva” aos estudantes do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA). A palestra, no último dia 22/6, foi comandada pelo diretor-geral do HMUE, Rogério Kuntz, e pelo coordenador do Pronto Atendimento da unidade, José Guataçara.

A prevenção do acidente de motocicleta foi a orientação principal da fala dos representantes do HMUE. O gestor da unidade, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), apontou os maus hábitos ao pilotar motocicletas como causadores de acidentes. Entre eles a imprudência, desrespeito a leis de trânsito, uso de álcool e drogas ilícitas e o excesso de velocidade.

Já o médico José Guataçara falou do comportamento de risco dos condutores de motocicleta, como o uso do telefone celular enquanto pilota o veículo.  Guataçara lembrou que o uso de equipamentos de proteção individual podem ajudar na hora dos acidentes de trânsito com moto. Entre os itens estão capacetes, cotoveleiras, joelheiras, protetor torácico, botas e luvas.

Sobre o “Direção Viva”

O programa “Direção Viva” conscientiza a comunidade sobre as sequelas oriundas de traumas por acidente de trânsito. A ação é realizada de maneira contínua e envolve profissionais de diversas especialidades, propiciando a discussão do tema sob ângulos distintos.

As ações do programa são desenvolvidas nos hospitais públicos gerenciados pela Pró-Saúde no Pará. As quatro unidades recebem 90% das vítimas de trauma de média e alta complexidades no Estado.

Entre os anos de 2014 e 2016, foram realizados mais de 35 mil atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito no Hospital Metropolitano, no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, e no Hospital Público Estadual Galileu, em Belém.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde