Arrastão do Pavulagem animou corredores do Oncológico Infantil com folia junina

Os músicos integrantes do arrastão do grupo Arraial do Pavulagem fizeram uma manhã inteira de programação pelos corredores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo nesta sexta-feira, 30/6, em Belém (PA), que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Os chapéus adornados com laços de fita multicoloridos, as barricas e o trompete fizeram soar bois-bumbás e músicas juninas, animando setores de internação e atendimento ambulatorial. Crianças e adolescentes atendidos pelo Oncológico dançavam e brincavam com o boi-bumbá Pavulagem por onde o cortejo passava.

Colaboradores do hospital, que nesta sexta trabalharam com trajes juninos, também participaram dos arrastões, que envolveram quatro dos sete andares do Oncológico. Ao final, uma pequena quadrilha, com meninos e meninas atendidos, acompanhantes e também trabalhadores. A iniciativa encerrou as atividades de junho voltadas aos pacientes e acompanhantes do hospital.

Suavizando rotinas

As programações internas do hospital ajudam a amenizar a rotina dos tratamentos – que podem durar até quatro anos de convívio hospitalar -, contribuem para os cuidados em saúde e também colaboram para o acolhimento integral de pacientes e suas famílias.

O Oncológico Infantil atende cerca de 650 crianças e jovens entre zero e 19 anos e é referência no Norte e Nordeste em tratamento especializado contra o câncer na infância e na juventude.

A cada mês realiza cerca de 550 consultas, 2.500 sessões de quimioterapia e cerca de 110 internações. Dos 89 leitos disponíveis no Oncológico, dez são destinados à UTI. O hospital também oferece atendimento de pronto socorro 24 horas. Entre janeiro de 2016 a abril 2017, o hospital realizou 7.989 consultas ambulatoriais; 35.837 infusões quimioterápicas; 644 cirurgias; 188.410 serviços de diagnóstico e tratamento; e 180.857 exames de análises clínicas; além de um volume total de 25.725 atendimentos.

Em abril passado, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) como a mais nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da região amazônica, com atuação dedicada à oncologia pediátrica.

Em junho, o Oncológico Infantil foi certificado como 'Hospital Acreditado – ONA 1' pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação, emitida pela entidade que é a maior referência nacional em acreditação de hospitais brasileiros, reconhece a qualidade de rotinas e segurança no atendimento humanizado de pacientes e também na atuação dos colaboradores do hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde