HU realiza Semana de Conscientização de Higienização das Mãos

A correta higienização das mãos é primordial para prevenir a transmissão de infecções e proliferação de microrganismos resistentes, sobretudo em ambientes hospitalares. A medida é essencial para garantir a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. A equipe de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Universitário (HU), de Jundiaí (SP), irá realizar a Semana de Higienização das Mãos 2017. O evento começa no dia 27 e vai até o dia 30 de junho.

O objetivo é reforçar a conscientização entre os colaboradores do HU. Na programação estão diversas atividades, tais como a abertura com a palestra “Conscientização da importância da higienização das mãos”.

Atividades lúdicas serão realizadas em todos os setores do HU nos dias 28 e 29, com a participação dos funcionários no próprio local de trabalho. Outra atividade proposta é o concurso de frases, na qual os colaboradores podem usar e abusar da criatividade para escrever sobre o tema “Importância da higienização das mãos na prevenção de infecções”. A melhor frase será premiada.

De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são consideradas a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Isso ocorre porque a pele é um reservatório de diversas bactérias, que podem se transferir de uma superfície para outra por meio de contato direto ou indireto, por meio de contato com objetos e superfícies contaminadas.

No dia 30, durante o encerramento das atividades, será divulgada a frase vencedora do concurso e será promovida uma exposição relacionada às dinâmicas desenvolvidas com os colaboradores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde