Hospital Yutaka Takeda ensina pais ”de primeira viagem” a darem banho em bebês

O primeiro banho do bebê pode ser um verdadeiro desafio, além do receio de deixa-lo cair. É normal que o recém-nascido chore, o que causa grande angústia aos pais. Preocupado com essa questão, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), na Serra dos Carajás (PA), promove a capacitação periódica da equipe de Enfermagem da unidade e realiza orientações às famílias sobre o passo a passo que envolve o banho do bebê.

Segundo a enfermeira Ana Paula Martins, esta semana várias turmas de técnicos de Enfermagem e enfermeiros estão passando por treinamento para reforçar as técnicas do banho. Isso é importante para que nenhuma informação se perca no momento de orientar as famílias e, também, para inserir os pais no cuidado do recém-nascido. “Com a capacitação da Enfermagem por meio da nossa instrução de trabalho, que padroniza nossa rotina com os recém-nascidos, aliada à parte prática, como é o caso de hoje, nossa equipe se sente mais segura para orientar as famílias, deixando os pais mais tranquilos para realizarem os próximos banhos no hospital e em casa”, disse Ana Paula.

A enfermeira repassou, com a equipe, os procedimentos essenciais para que todas as etapas sejam bem sucedidas, como iniciar o banho pela cabeça, não esquecer de deixar o bebê envolvido por uma toalha e tapar os ouvidos dele e, só depois, lavar o restante do corpo, entre outras coisas.

A usuária Clarisse Morais, que presenciou o treinamento realizado com o seu bebê, ficou atenta a todas as informações. Ela ressaltou a importância da ação e o cuidado dos profissionais. “Achei muito importante, porque somos pais de primeira viagem, o carinho e atenção da equipe são muito bons. Deu para esclarecer várias duvidas, como dar o banho por etapas. Eu pensava que tínhamos que fazer logo tudo, como um adulto”, comentou Clarisse.

O Hospital Yutaka Takeda possui serviços de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. Sua estrutura contempla 40 leitos, três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde