Semana Multiprofissional do HMUE destaca talentos dos colaboradores

Esporte mais popular no Brasil, o futebol encerrou as atividades da II Semana Multiprofissional e XI Semana de Enfermagem do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) com três partidas emocionantes na Arena Spaceball, em Ananindeua (PA).

Quatro times disputaram a semifinal do torneio organizado pelos colaboradores do Hospital Metropolitano. A noite de sexta-feira, 16/6, começou com a partida entre colaboradores do setor de Manutenção do HMUE, que formaram Os MEC, e os convidados do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), que deram ao time o nome da unidade.

A partida entre as duas equipes terminou empatada em 1 x 1 e a disputada para a vaga na final do torneio foi para os pênaltis. Com tranquilidade, o HOIOL venceu por 2 a 0 e aguardou o vencedor da partida entre Higienização, do HMUE, e o time dos colaboradores do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) denominado HPEG B.

No duelo entre as equipes prevaleceu a juventude dos rapazes da Higienização do HMUE. O time venceu o HPEG B por 4 x 1 e foi para a final contra o HOIOL. Enquanto as equipes jogavam, na torcida a expectativa era pela posição que o Hospital Metropolitano, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa),  ia ocupar na classificação final, já que a unidade concorria com duas equipes.

Entre os mais empolgados estava o jardineiro do HMUE, Romilson da Conceição. Sentado próximo ao gramado, o colaborador incentivava os colegas em campo e narrava, via Whatsapp, as partidas que aconteciam simultaneamente. “Estou repassando para o pessoal que não pôde vir tudo o que está acontecendo no jogo. Estamos na torcida pelos colegas”, contou.

Com a final decidida, o time da Higienização enfrentou o HOIOL. No tempo normal de partida, as equipes ficaram empatadas em 2×2. A decisão veio nos pênaltis. Os colaboradores do HOIOL não converteram nenhuma das cobranças e a Higienização fez dois gols, sagrando-se campeã do torneio.

A torcida de perto e de longe parece ter funcionado, já que o HMUE ficou com o primeiro lugar e, com a terceira posição, com a equipe Os MEC. Gerente do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), Allison Costa, foi o goleiro do time campeão e defendeu um pênalti. “O torneio foi muito prazeroso. Os três hospitais fizeram um campeonato exemplar. Todos estão de parabéns. Foi competitivo, foi divertida a participação de todos e o Metropolitano carrega esse troféu de vencedor. Também é muito importante destacar a bela participação dos times femininos na Semana Multiprofissional”,  comemorou.

Veja a classificação final do torneio da Semana Multiprofissional do Metropolitano
Campeão: Higienização (HMUE) 
2º lugar: HOIOL
3º lugar: Os MEC (HMUE)

Talento à prova

Além do torneio de futebol, o encerramento da Semana Multiprofissional contou com atividades artísticas como show de talentos e competição de dança. No show de talentos, o destaque ficou por conta da participação das equipes Tropa de Elite e Jovens Titãs.

Formada por colaboradores do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a Tropa de Elite apostou na paródia do hit “Despacito” para conquistar o voto dos jurados. A letra da música focou nas seis metas de segurança do paciente. A infectologista Sheyla Carneiro, uma das organizadoras da equipe, explicou que o uso da música ajuda a passar orientações de forma divertida. “Muitas vezes o compartilhamento de informações dessa forma acaba sendo mais útil para o colaborador e usuários do hospital”, disse.

Os Jovens Titãs, grupo formado por colaboradores do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), também centraram sua apresentação na segurança do paciente, mas procuraram mostrar quais as formas incorretas de atender a quem chega a uma unidade de urgência e emergência e enfatizar os procedimentos certos. “Quisemos mostrar ao nosso público que não é dessa maneira que o paciente tem  que ser atendido. Tem que ter atenção, tem que ter um atendimento humanizado desde o momento em que ele entra até o momento em que sai de alta”, explicou a assistente administrativo Camila Alverga.

Os colaboradores também mostraram talento na competição de dança. Novamente, a preferência dos jurados foi disputada pela Tropa de Elite e Jovens Titãs, que levaram casais para dançar forró e brega.

A contagem dos pontos das tarefas da gincana apontou a Tropa de Elite como vencedora da competição. Mas a vitória foi apertada, por um ponto de diferença. A Tropa terminou a gincana com quatro pontos e os Jovens Titãs com três. Os integrantes da Tropa ganharam um passeio de barco pela orla de Belém (PA) e os Titãs, um almoço em uma churrascaria rodízio.

Durante a competição foram arrecadados 116 quilos de alimentos não perecíveis e 275 garrafas do tipo pet. Os recipientes serão utilizados no projeto de horta sustentável a ser lançado em breve pela unidade. Já os alimentos foram doados para a organização comunitária Flores de Kahlo, que em parceria com a ONG No Olhar, levou os produtos a moradores do bairro do Aurá, também em Ananindeua (PA), que tiveram as casas destruídas recentemente em um incêndio.

Na avaliação da coordenadora de Projetos Sociais e Eventos do HMUE, Roberta Cardins, a Semana Multiprofissional conseguiu atrair vários públicos. “Tivemos o momento sério com workshop, encontro de enfermagem e cursos e o momento de descontração com aula de ritmos, o futebol e a gincana. Acredito que agradamos quem gosta de programações científicas e quem queria brincar e rir um pouquinho”, destacou. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde