Esporte integra colaboradores na Semana Multiprofissional do Metropolitano | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Esporte integra colaboradores na Semana Multiprofissional do Metropolitano

13/06/2017

Esporte integra colaboradores na Semana Multiprofissional do Metropolitano

Movimentar o corpo, trabalhar em equipe e obter resultados são princípios básicos do esporte. Juntos, os três preceitos ajudam a promover integração e sociabilidade. Os colaboradores do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), deixaram por alguns momentos a rotina da unidade que atende a traumas e queimados para viver um momento de integração diferente.

A noite da sexta-feira, 9/6, foi reservada para o torneio de futebol entre equipes da unidade e convidados do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) e Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), na arena Spaceball, em Ananindeua. A programação faz parte da II Semana Multiprofissional e XI Semana de Enfermagem da entidade administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar , sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Apesar de a iniciativa do torneio ser da unidade, os colaboradores tomaram para si a responsabilidade de organizar o certame, incluindo a esquematização da tabela e divisão das equipes. Ao todo, o torneio contou com dez times masculinos e dois femininos. A Semana Multiprofissional do HMUE prossegue até o dia 14/6.

A presença das meninas surpreendeu o colaborador Carlos Henrique Batista da Costa. Técnico de Segurança do Trabalho do HMUE, Henrique é aficionado por futebol e junto com o gerente assistencial Diego Pes, outro fanático pelo esporte, organizou o torneio. “Há tempos já ansiávamos pela participação das meninas. Às vezes ouvíamos comentários pelo hospital que uma ou outra colega joga, mas ninguém nunca se manifestou. Para a minha surpresa, as meninas apresentaram equipe e estão mais organizadas que os homens”, relatou.

O gerente foi responsável pela busca de premiações e brindes para os campeões do torneio. Diego disse que sua expectativa é que atividades como estas ajudem a integrar ainda mais os colaboradores dos hospitais gerenciados pela Pró-Saúde na região metropolitana de Belém. “E com isso cada vez mais pessoas venham participar e saiam satisfeitas”, acrescentou.

A organização a qual Henrique Costa refere-se é o uniforme nas cores rosa e preto do time Pink Soccer. Formada por profissionais de diversos setores do Metropolitano, a equipe levou a sério o espírito do torneio. Engajadas, elas se juntaram e conseguiram arrecadar dinheiro para custear as camisetas e fazer bonito na arena. A colaboradora do setor de Qualidade, Joelma Oliveira, contou ter passado a semana na expectativa para o jogo. “Eu nunca tinha participado de um evento como este e há muito tempo não jogava futebol. Foi muito bom unir vários setores. Fizemos tudo com muito carinho”, disse.

Já a colaboradora do setor de Faturamento, Cristina Silva, diz que foi levada ao time por influência das colegas e acabou gostando do ambiente que encontrou. “É gratificante reunir colegas que no dia a dia não temos muito contato para um momento de lazer e descontração. Nunca joguei futebol na vida, mas resolvi participar porque me chamaram  e é sempre bom dizer sim”, divertiu-se.

Apesar da organização e entusiasmo, as meninas do Pink Soccer perderam por 1 a 0 para o time das meninas do Náutico, formada por colaboradoras da Higienização e Assistência.

Entre as equipes masculinas, o clima de competição era mais explícito. Ainda assim, alguns rapazes como o colaborador da Higienização, Albert de Moraes, ressaltavam o jogo justo como força de alcançar a vitória. “Nós tivemos uma vitória e um empate. Vamos dar tudo para ganhar, mas estamos a procura de um jogo saudável”, falou.  O colaborador destacou a socialização que atividades como estas promovem. “É uma brincadeira sadia, estamos conhecendo novas pessoas. Gostei muito”, disse.

O diretor-geral do Hospital Metropolitano, Rogério Kuntz, também destacou o fator integração como característica marcante do torneio. “É uma atividade importante, alusiva à Semana Multiprofissional, que consegue aproximar os três hospitais e integrar mais as equipes”, opinou.

A disputa entre as equipes masculinas continua na próxima sexta-feira, 16/6, a partir das 19h, também na arena Spaceball. Quatro equipes disputam a semi-final da competição. O time da Higienização do HMUE enfrentará a equipe convidada do HOIOL e Os MEC, também da unidade de Ananindeua, têm pela frente partida contra o time HPEG B.

Corpo em movimento

Para quem gosta de atividade física, mas não é chegado ao futebol, a Semana Multiprofissional teve na programação uma aula de ritmos. A atividade foi desenvolvida no final do dia, no bloco 5 da unidade.

Os colaboradores se movimentaram ao som de funk, tecnobrega e fizeram coreografias orientadas por um professor. Uma das mais empolgadas no grupo era a técnica de enfermagem do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Socorro Silva.

Atenta aos passos do professor, a colaboradora suou e cantou enquanto se divertia com os colegas. “Adoro dançar. Adorei a iniciativa, melhora a qualidade de vida da gente, perdemos algumas calorias e ainda nos divertimos”, apontou.

A coordenadora de Projetos Sociais e Eventos do HMUE, Roberta Cardins, disse que a aula foi uma espécie de respiro na rotina dos colaboradores. “A correria de um hospital de urgência e emergência é grande, quando você consegue ter um momento destes é muito positivo. As pessoas saem daqui com uma carga melhor para voltar ao trabalho”, finalizou.

 

+ Notícias

24/01/2019 - Hospital Galileu premia profissionais mais elogiados pelos pacientes

23/01/2019 - Hospital Materno-Infantil de Barcarena participa da 1º Semana de Farmácia Hospitalar da Pró-Saúde

23/01/2019 - HEGV participa da Semana de Farmácia Hospitalar

23/01/2019 - As 10 principais ameaças para a saúde em 2019

23/01/2019 - CFM divulga que metade das prefeituras gastam menos de R$403 ao ano na saúde

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida