Hospital de Pinhais implementa adesão ao Protocolo de Cirurgia Segura

O Ministério da Saúde, através da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicou a RESOLUÇÃO – RDC Nº 36, que tem por objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.

O Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais implementou a partir de 30 de outubro a adesão ao Protocolo de Cirurgia Segura, conforme as diretrizes legais. A finalidade deste protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos, além da mortalidade cirúrgica. Esse procedimento possibilita o aumento da segurança na realização das cirurgias, no local correto e no paciente correto, por meio do uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde – OMS1.

De forma prática, trata-se de um check-list padrão que deve ser seguido pela equipe cirúrgica – anestesista, cirurgião, assistente e profissionais de enfermagem. Ele é composto por três etapas:

 Checagem antes da indução anestésica, já com o paciente na sala de cirurgia;

 Checagem realizada antes da incisão cirúrgica;

 Ao final do procedimento e antes que o paciente deixe a sala de cirurgia em direção à sala de recuperação.

A Lista de Verificação e o Quadro dividem o procedimento em três fases: I – Antes da indução anestésica; II – Antes da incisão cirúrgica; III – Antes de o paciente sair da sala de cirurgia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde