Hospital Municipal e UPA 24h promovem “Job Rotation” com equipe de Enfermagem

Vivenciar a realidade de um outro colega de trabalho pode contribuir muito para a solução das dificuldades diárias. Mais do que isso: estimula a integração entre profissionais de todos os setores, além de melhorar o fluxo no exercício das atividades.

Essa experiência, conhecida como “Job Rotation”, deu vida ao projeto Conhecer, que começou a ser aplicado no Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (PR) e na UPA 24h. “Na prática, estamos fortalecendo a união e o conhecimento dos nossos colaboradores”, explicou a confiante gerente de Enfermagem, Ana Paula Cappelli.

No dia 1/6, um grupo formado por 14 profissionais, entre técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, começou a maratona de atuar em um determinado período do expediente nos diversos setores das unidades, por meio de um rodízio, cujo ciclo deve terminar no dia 9/6. Em seguida, outro grupo dará início ao projeto até que todos tenham participado.

“É uma experiência estimulante porque possibilita que possamos conhecer e entender a realidade de outro colega e, com isso, ajudar sempre que necessário”, resumiu Mauro Nunes, técnico de Enfermagem que atua na UPA 24h.

Além da integração, a iniciativa também pode permitir ajustes nas rotinas de trabalho. Luciane Stilgner, técnica de Enfermagem que atua no alojamento conjunto, um setor que abriga mães logo após o parto, faz uma observação interessante.

“Muitas vezes”, ela disse, “a solução para uma dificuldade enfrentada pela equipe de Enfermagem da clínica médica pode estar relacionada com uma mudança em outro setor”, acrescentou.

Para cada tipo de ação — seja ela gerencial, de manutenção ou de atendimento aos pacientes —, existem rotinas (também chamadas de protocolos) bem definidas que todos devem seguir.

Algo como um passo a passo técnico, repleto de rigor, alguns definidos por meio de leis ou normas do Ministério da Saúde e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“O projeto Conhecer vai permitir um entendimento melhor e mais amplo do funcionamento do hospital e da UPA como um todo e da área assistencial em particular”, ressaltou a gerente de Enfermagem Ana Paula.

“É importante destacar que os profissionais, durante esse período em que estiverem conhecendo e atuando em outras áreas, vão continuar desempenhando o trabalho para o qual foram contratados. Eles apenas farão suas atividades em áreas diferentes”, explica ela.

Ana Paula afirma que, ao final, cada grupo irá compartilhar sua experiência e os resultados serão anotados e avaliados. “Nossa expectativa é maximizar o aproveitamento e o aprendizado do profissional de Enfermagem”, afirmou.

Ela disse, ainda, que o projeto Conhecer vai estimular a equipe de Enfermagem a ampliar seu conhecimento por meio da vivência prática relacionada a assistência segura e poderá contribuir com ideias e sugestões criativas para melhoria da rotina dos setores das unidades.

“Certamente ações como essa contribuem para melhorar nosso fluxo de trabalho e, principalmente, o atendimento prestado aos pacientes”, finalizou Ana Paula. Ao final do projeto, os colaboradores recebem um bottom personalizado como evidência e estímulo pela participação.

Atualmente, na UPA 24h atuam 44 técnicos de Enfermagem e 12 enfermeiros. No Hospital municipal, são 81 técnicos de Enfermagem e 17 enfermeiros.

Tanto o hospital quanto a UPA 24h são mantidos pela Prefeitura de Pinhais e administrados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde