UNICAFISIO prepara arraiá para o dia 23 de junho

A UNICAFISIO (Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação), em Braz Cubas, prepara um arraiá para seus alunos, como são chamadas as pessoas atendidas na unidade. Marcado para acontecer no dia 23 de junho, o arraiá será produzido em conjunto com os próprios usuários do serviço, grupo formado por idosos com mais de 60 anos de idade.

Animados com o evento, os alunos adiantaram que a festa junina terá todas as características tradicionais que o momento exige: desde decoração, quadrilha, brincadeiras e até barracas de doces e salgados.

A programação terá, ainda, uma dança country, bingo, quadrilha especial, brincadeiras valendo prendas e a tradicional “cadeia”. A quadrilha ganhou o status de especial porque terá a participação de cadeirantes. Um dos destaques do arraiá também será o teatro de um casamento.

Os doces e os salgados oferecidos nas barracas serão feitos e levados pelos próprios alunos. Tudo gratuito. A direção da unidade conseguiu a doação de refrigerantes. 

A decoração está sendo produzida pelas alunas das oficinas de artesanato. A produção segue com arranjos, bordados, crochê e muito fuxico (para que fique claro esse é o nome de uma técnica de artesanato). O arraiá terá, também, uma decoração exclusiva, como garante a aluna da UNICAFISIO, Hercy Corina Rosa, de 72 anos. “Eu e as minhas amigas estamos caprichando para deixar tudo muito bonito”, disse.

Já Nercy Oliveira Rosa, 69 anos, afirmou que a produção do material de decoração do arraiá é na mesma proporção que o ambiente de amizade na UNICAFISIO, ou seja, grande. “Aqui todo mundo se dá bem. Entre uma costura e outra, a gente bate-papo”, disse.

Além da festa

A coordenadora da unidade, Luriana Toledo, destacou que a ideia de oferecer uma festa junina é promover a sociabilização dos idosos que fazem da UNICAFISIO seu segundo lar. “Oferecemos condições para que os alunos passem a vivem com uma maior qualidade de vida, tanto no aspecto físico quanto social”, disse. 

Além do ambiente agradável e de amizade das oficinas de artesanato, os alunos que participam desta atividade desenvolvem a psicomotricidade. “Ao fazer o artesanato, eles trabalham funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso”, explicou.

A UNICAFISIO é um equipamento público de saúde especializado com duas frentes de atuação: reabilitação fisioterápica e promoção da saúde. A unidade é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

A unidade conta com 1,5 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos e espaços diversos como academia; consultórios de fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional; e piscina. Além disso, possui salas de cinesioterapia, mecanoterapia, eletroterapia, termoterapia e fisioterapia respiratória. 

Quem quiser participar das aulas precisa ter mais de 60 anos e deve comparecer à unidade com atestado médico, cartão SIS (Sistema Integrado de Saúde), comprovante de endereço e documentos pessoais. Já as sessões de fisioterapia são marcadas de acordo com os encaminhamentos médicos feitos pelo SIS. 

A UNICAFISIO fica na rua Francisco Affonso de Melo, 635, no distrito de Braz Cubas, Mogi das Cruzes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde