Hospital Regional de Marabá orienta sobre prevenção de acidentes de trabalho

Para alertar os colaboradores sobre os riscos a que estão expostos na assistência ao paciente e os cuidados que devem ser tomados durante as suas atividades, ao longo desta semana, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realiza a 'IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho'. 

Com o tema 'Prevenção, um ato de amor à vida', o evento envolve os mais de 600 colaboradores que atuam na unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

A programação aborda assuntos como acidentes de trânsito, cuidados com material biológico, descarte correto de resíduos hospitalares, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). O evento, que se estende até a próxima sexta-feira, 2/6, também integra as ações do programa 'Direção Viva', iniciativa da Pró-Saúde que incentiva atitudes seguras no trânsito. 

Para o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Murillo Luz, a programação ajuda a sensibilizar os profissionais sobre o autocuidado. 'Cuidamos de vidas, porém, muitas vezes, não temos o devido cuidado com a gente mesmo. Por isso, esse evento é importante para mostrar ao colaborador que é preciso cuidar da saúde sempre. No hospital, realizamos várias ações nesse sentido. A Cipa promove mensalmente inspeções nos setores, com o objetivo de identificar possíveis riscos aos colaboradores e saná-los, e realiza palestras educativas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais', disse ele. 

Posse 

A segurança do trabalhador é um dos focos de duas comissões do HRSP: a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e a Comissão de Perfurocortantes. 

No último dia 25/5, o HRSP empossou os membros que serão responsáveis pela gestão da CIPA no biênio 2017/2018. No total, 22 colaboradores participam da comissão, sendo 12 titulares e dez suplentes. São eles: Murillo Luz (presidente), Filipe Araújo (vice-presidente), Mariane Marques Naves, Elizângela Vieira, Lucineide de Oliveira, Ana Rosa Paes, Giselly Soares, Tiago Seabra, Ana Paula Barbosa, Ana Carolina Chaves, Lucas Silva Mendes, Gilson Machado, Márcia Aparecida Conceição, Ângela Nascimento, Valdenise Pereira dos Santos, Valéria Ingrid Silva, Robson Vieira, Fernando Aguiar, Giovani Viana, Iracélia Brito, Marlley Lobato e Ariadne Mourão.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde