Direção Viva: HRBA realiza palestras e blitz educativa em apoio ao movimento ”Maio Amarelo”

A usuária Rosalina dos Santos, de 48 anos, saiu de sua casa, na comunidade Corda Corta, distante 80 quilômetros do centro de Santarém, para realizar um exame no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Enquanto aguardava, ela participou da palestra sobre conscientização no trânsito, referente ao movimento “Maio Amarelo”. “Eu achei muito positivo, até porque teve aprendizado. Quando eu chegava na faixa de pedestre, não sabia que levantar a mão era sinal de parada. Então eu ficava lá até esperar a boa vontade dos motoristas pararem. Mas agora eu já sei. É mais segurança para mim”, conta.

O HRBA é parceiro do movimento “Maio Amarelo” por meio do programa “Direção Viva” – que é realizado continuamente, com o intuito de reduzir os impactos negativos causados pelo trânsito. “Sempre trabalhamos com a ideia de proporcionar maior qualidade de vida à população. E, como sabemos, a realidade do trânsito no Brasil é assustadora. Todos os dias temos vítimas que, quando não perdem a vida, vão parar nos hospitais. Precisamos mudar esse quadro e, para isso, realizamos o ‘Direção Viva’”, explica uma das coordenadoras do programa no hospital, Layanna Calderaro.

A ação aconteceu na terça-feira, 30/5. Durante à tarde, foram realizadas duas palestras de conscientização – comandadas pela Polícia Rodoviária Federal e pela Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) -, na recepção do Ambulatório. No final do dia, foi realizada uma blitz educativa, em frente ao hospital. “Eu recebi as orientações sobre o trânsito. É muito importante receber esse incentivo, porque as pessoas têm que ter mais cuidado com a vida, e estão deixando a desejar. É preciso dar valor à nossa vida”, diz o usuário Jonas Cunha, de 30 anos, que é de Óbidos e foi se consultar na unidade.

Maio Amarelo

O encerramento do “Maio Amarelo” será nesta quarta-feira, 31/5, com uma caminhada, a partir das 18h. A concentração será na Praça de Eventos, passando pela avenida Anísio Chaves, avenida Afonso Pena, avenida Barão do Rio Branco, rua Siqueira Campos e avenida Tapajós. A chegada será na Praça da Matriz.

Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Transporte de Santarém (SMT), Marcelo Santos faz um balanço positivo de todas as ações ao longo do mês. “Os resultados, com certeza, serão promissores, porque o município nunca havia tido um movimento intenso, principalmente voltado para os acidentes no trânsito. Hoje, a população, pelo menos, já ouviu falar do movimento ‘Maio Amarelo’ e que precisa tomar cuidado nas vias. O nosso objetivo, com certeza, foi alcançado, que é sensibilizar o maior número de pessoas”, afirma Santos.

Direção Viva

O programa “Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro” é um projeto contínuo, que ocorre em todas as unidades de saúde públicas gerenciadas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A iniciativa consiste em promover ações de educação em saúde, voltadas à conscientização sobre as sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito. Com o programa, busca-se disseminar a informação sobre o impacto dos acidentes de trânsito na sociedade, bem como, formar multiplicadores no processo de combate à insegurança no trânsito.

Hospital

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma unidade pública de saúde, pertencente ao Governo do Pará e administrado, desde 2008, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. O hospital atende casos de média e alta complexidades e é referência em ensino e pesquisa na região amazônica. O HRBA foi o primeiro hospital público do Norte a conquistar o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência. Em 2016, foi considerado o melhor hospital público do Norte e Nordeste do Brasil.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde