‘Comunicação entre os Profissionais de Saúde’ é tema de treinamento no HEGV

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu, em vários horários, durante a última semana, o treinamento “Comunicação Efetiva entre os Profissionais de Saúde”, no auditório da unidade. O principal objetivo foi criar mecanismos eficazes de comunicação interprofissional, com o paciente e com a família, visando aumentar a segurança na prestação da assistência.

Segundo o enfermeiro do NQSP, Leandro Martins, que ministrou o treinamento, a comunicação interdisciplinar é hoje uma exigência e um desafio para todos os profissionais da saúde. “A comunicação no ambiente hospitalar é constante, seja no contato telefônico ou em uma reunião. Este protocolo visa diminuir e evitar falhas na comunicação, sempre pensando na segurança do paciente”, disse. 

Entre os tópicos apresentados, ele citou o processo de admissão e alta hospitalar, passagem de plantão e registro de prontuário. “A comunicação entre os profissionais de saúde deve ser: clara, concisa, completa e uniforme. E o resultado esperado é sempre a garantia da continuidade da assistência”, concluiu o enfermeiro.

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