Hospital Galileu promove curso de capacitação de avaliadores internos

Cerca de 25 colaboradores que trabalham no Hospital Público Estadual Galileu, em Belém, participaram do II Curso de Formação de Avaliadores Internos, que tem como objetivo transformar esses colaboradores em atores fundamentais para melhoria dos processos de gestão que envolvem todas as áreas de atividade no hospital.

A partir da efetivação do curso, que foi ministrado pela consultora da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Nilsa Yamanaka, os novos avaliadores internos terão um papel fundamental no monitoramento da evolução dos planos de ações desenvolvidos na unidade, efetivados por meio de uma abordagem sistêmica dos processos, e ainda de acompanhar e traçar estratégias efetivas para os avanços a serem trabalhados.

A capacitação teve duração de um dia e meio, e foi muito elogiada pelos novos auditores, como foi o caso da psicóloga assistencial, Jennifer Andrade. “Me sinto honrada em ter sido selecionada para participar do curso. A didática adotada foi muito boa. A facilitadora conseguiu, mesmo que em dois dias, nos enriquecer de conhecimentos, e como sou apaixonada pela saúde pública, pois estudo a política de saúde desde que me tornei psicóloga, nestes dois dias tive a oportunidade de ter um olhar novo e totalmente diferente a respeito dos processos, o que foi realmente encantador”, relatou a psicóloga.

Durante o curso, os novos avaliadores internos puderam conhecer parte da teoria e da prática. Segundo a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Patrícia Hermes, a didática adotada pela facilitadora foi primordial na aplicação do curso. “Foi perceptível o envolvimento de todos os participantes durante as dinâmicas aplicadas, a diversidade de profissionais também foi fundamental, visto que englobou vários colaboradores da área assistencial, desde enfermeiros, técnicos, farmacêuticos, até médicos, bem como colaboradores da área administrativa, ampliando as áreas de atuação e conhecimento”, ressalta.

Reconhecimento

No ano passado, o Hospital Galileu, que é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como ONA 1 – Acreditado, que reconhece instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Este ano, no mês de fevereiro, a unidade passou por nova avaliação, que manteve a certificação até o ano de 2018. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde