Mães ganham dia cheio de homenagens no Hospital Metropolitano | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Mães ganham dia cheio de homenagens no Hospital Metropolitano

18/05/2017

Mães ganham dia cheio de homenagens no Hospital Metropolitano

A ideia de passar o Dia das Mães dentro de uma unidade de saúde costuma assustar muitas mulheres. Seja no papel de acompanhantes de seus filhos e maridos ou quando elas são as pacientes, a data traz a vontade de estar em casa. Para amenizar a dor e não deixar o dia carregado de tristeza, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) promoveu uma programação especial na última sexta-feira, 12/5.

Colaboradoras, pacientes e acompanhantes foram homenageadas em diversos momentos durante o dia. No almoço, o Serviço de Nutrição e Dietética preparou um cardápio especial com saladas, bife ao molho madeira e bolo de coco de sobremesa. Uma apresentação com voz e violão animou o intervalo das colaboradoras, com direito a pedidos de música. À tarde, as comemorações seguiram na Clínica Pediátrica, onde um grupo de mães de pacientes participou de uma programação organizada pela Terapia Ocupacional. As mães assistiram a uma palestra sobre autoestima.

A terapeuta ocupacional do HMUE, Sandra Soares, explicou que a programação foi pensada para resgatar a preocupação das mães com elas mesmas. “A preocupação do dia a dia, ter que cuidar da casa, do marido e dos filhos faz com que muitas mães nunca tenham se percebido como mulheres”, explicou.

Para ajudar na melhora da autoestima, as mães foram convidadas a participar de uma aula de automaquiagem. Elas receberam orientações sobre como usar produtos que beleza e ressaltar seus pontos fortes. “Nossa intenção foi resgatar a alegria e pensar no futuro. Levar as mães a pensar que hoje estão aqui com seus filhos, mas vão sair daqui com ele bem”, afirmou.

As colaboradoras do setor de Psicossocial da unidade aproveitaram a passagem do Dia das Mães para organizar mais uma edição do projeto 'Laços', que se destina a acompanhantes de pacientes. Desta vez, o projeto aconteceu nas dependências do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e reuniu acompanhantes de pacientes da unidade.

As psicólogas do HMUE desenvolveram uma atividade de arte terapia, com uma dinâmica inicial de relaxamento. A música em formato de voz e violão também fez parte da atividade. A coordenadora de Psicossocial do Hospital Metropolitano, Betânia Mourão, explica que o projeto 'Laços' acolhe os acompanhantes e procura minimizar a dor de estar dentro de um hospital. “É uma ação para se voltar ao outro, para sentir o que o outro está sentindo e procurar distanciá-lo do sofrimento”, explica.

Uma das acompanhantes que participou da atividade foi a empregada doméstica Maria Lima. Moradora de Castanhal (PA), ela acompanha o irmão internado na unidade há mais de 15 dias em decorrência de um acidente com descarga elétrica na zona rural do município de Inhangapi.

Maria foi uma das participantes da atividade, que convidou as acompanhantes a escreverem sobre seus sonhos e do que gostariam de deixar para trás. Além do desejo de melhora para o irmão, ela falou sobre amor no cartaz que produziu. “Acredito muito no amor, creio que a gente deva amar não só nossos parentes, mas o próximo. Aquele que não é tão próximo de verdade. É muito fácil amar o pai, a mãe, o parente próximo. O desafio é amar quem não é próximo a quem você nunca viu. Isso é amor e o amor é muito importante para mim”, afirmou.

As homenagens às mães do HMUE encerraram com a apresentação do Grand Coral Metropolitano na recepção da unidade. Vestidas de branco e vermelho, as integrantes do coral entoaram músicas religiosas para celebrar as mães presentes.  A apresentação foi acompanhada por atenção por colaboradores e usuários.

Para a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Silvia Luthemeier, em ocasiões nas quais as mães são homenageadas os sentimentos afloram. “As mães se sentem amadas e os filhos ficam emocionados por poderem expressar o quanto esta figura é importante na nossa vida”, disse. “O coral representou muito bem o que os filhos sentem em relação às mães e o que elas gostariam de ouvir deles”, acrescentou.

Responsável pelo setor de Projetos Sociais e Eventos da unidade, Roberta Cardins, diz que a apresentação a apresentação do grupo traz a ideia de que as mães devem ser sempre homenageadas. “Esse carinho é importante para que elas vejam e sintam sua real importância”, finalizou.

 

+ Notícias

18/01/2018 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2018 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2018 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2018 - Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2018 - Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2018 - Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2018 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2018 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso

07/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza formatura de ABC para paciente internado no Centro de Tratamento de Queimados

02/01/2018 - Mãe e bebê prematuro recebem visita familiar para o Natal no Hospital Materno Infantil de Barcarena

02/01/2019 - Programação Natalina leva esperança e solidariedade para pacientes do HRPT

02/01/2019 - Hospital 5 de Outubro realiza programação musical de Natal

02/01/2019 - Hospital Metropolitano realiza VI Semana SIPAT