IEC tem palestra sobre fitoterapia

O uso de medicamentos fitoterápicos foi tema de palestra realizada pelo médico intensivista Elmo Pereira, no último dia 08 de maio, no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), localizado no Rio de Janeiro (RJ), dentro do projeto Saúde do Colaborador. O médico, que também é fitoterapeuta, falou de mitos sobre a especialização e forneceu informações úteis sobre este tipo de medicamento.

Segundo Elmo, 30% de todas as medicações utilizadas são oriundas de plantas, entre elas a morfina e a aspirina, e mais de 50% das drogas que tratam o câncer. Ele alertou sobre os cuidados necessários, já que não há fiscalização de chás e comercialização de ervas, e muitos podem prejudicar a saúde. “A diferença entre a medicação e o veneno é a dose”, afirmou.

O médico explicou que a fitoterapia pode ser combinada com medicamentos, mas sempre com orientações médicas, pois seu efeito pode anular a ação dos remédios. Segundo Elmo, o Ministério da Saúde distribui oito tipos de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS), como a alcachofra, o guaco e a unha de gato.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde