Em Canaã, Hospital 5 de Outubro debate segurança do paciente e humanização da saúde

''Todos nós existimos e trabalhamos por causa de pessoas, pacientes que procuram ajuda. Entender isso e reconstruir essa motivação é fundamental. A atuação na área de saúde era assim antigamente. E, embora tenhamos evoluído muito tecnicamente, e buscado a excelência, também nos desumanizamos um pouco em relação à atenção necessária ao paciente. Um hospital é um lugar para melhorar a vida das pessoas'. As palavras do médico Fernando Paragó, consultor da Qualidade da Pró-Saúde Associação Beneficente e Hospitalar, soaram com propriedade esta terça-feira, 9/5, em uma sessão especial realizada na Câmara Municipal de Canaã dos Carajás. Elas resumiam o espírito da programação da '11º Semana de Enfermagem', que vem sendo realizada pelo Hospital 5 de Outubro (HCO), no município do sudeste paraense.

Pela primeira vez, a semana acontece fora dos muros do HCO, debatendo o tema ''Assistência Segura: o trabalho da equipe multiprofissional pela segurança do paciente''. ''Tratar dos temas relacionados à colocação dos pacientes no centro dos cuidados é um resgate fundamental, principalmente porque somos uma prestadora de serviços de saúde que coloca em primeiro lugar os valores do paciente e também o que é importante para ele nas tomadas de decisões de todos os profissionais de saúde'', avalia o médico Fernando Paragó, que esteve entre os participantes da abertura do evento em Canaã.

Pessoas como prioridades

''Além de ter uma grande história, celebrada nessa data, a carreira em Enfermagem é a que passa mais tempo ao lado dos pacientes. São os profissionais da equipe de saúde mais próximos de quem está num hospital precisando de apoio'', justificou Paragó. O consultor da Pró-Saúde parabenizou a equipe de Enfermagem do HCO e de outros estabelecimento da rede de saúde municipal pelo Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, que serão comemorados nos dias 12 e 20/5, respectivamente.

O médico e consultor participou de um talk show, com o tema ''O paciente no centro do cuidado'', mediado pela gerente Assistencial do HCO, Esla Lessa Borba. O primeiro dia de programação da 'Semana de Enfermagem do HCO' teve ainda palestras sobre parto seguro, além de mesa-redonda que abordou a implantação dos Protocolos de Segurança do paciente no Hospital 5 de Outubro. Um coffee break e exposição de projetos de sucessos do HCO também fizeram o primeiro dia do encontro. Pela primeira vez, profissionais da rede municipal de saúde de Canaã também participam da semana.

''Esse é um evento muito importante para nossa rede municipal de saúde, e tratar segurança do paciente é fundamental. Não adianta ter bons profissionais, bons recursos técnicos e equipes de excelência se a preocupação número um não for a proteção e a segurança do paciente. A razão maior dos hospitais e do sistema de saúde é o bem-estar das pessoas, os pacientes que estão na ponta'', ressaltou o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová de Andrade, durante a abertura do evento. Andrade comemorou o fato da programação ser aberta a vários profissionais de saúde de todo o município, e não somente aos colaboradores do HCO.

“Quisemos fazer esse momento para dividir com todas as classes profissionais, não só os de Enfermagem. Trabalhar com segurança do paciente, trazer esse conteúdo às pessoas de fora dos portões do hospital e apresentar tudo o que a gente faz de melhor é um orgulho muito grande”, comentou a gerente Assistencial Esla Borba. O evento, que acontece anualmente, focou em vários eixos de debates ligados à segurança de pacientes. ''Este é um tema atual para se compartilhar e discutir com servidores públicos, representantes do comércio entre outros entes municipais''.

Para o diretor-geral do Hospital 5 de Outubro, Bruno Rezende, a Semana de Enfermagem do HCO é um evento que nos últimos tempos vem ganhando uma visão cada vez maior do atendimento voltado ao paciente. ''Por isso mesmo a abrangência é multiprofissional. E, dessa maneira, abrindo o evento este ano também para outros profissionais de saúde do município, o hospital contribui para a melhoria do contexto da saúde de toda comunidade da região, em prol de uma atenção mais integral''.

Estudante da Escola Técnica Vale dos Carajás, Marcelo Conceição aprovou a programação. ''Gostei bastante e me senti privilegiado em ver aqui temas tão relevantes para minha vida profissional, como a palestra sobre segurança do paciente. Foi muito esclarecedor''.

Para o técnico de Enfermagem Marcos Rodrigo, colaborador do Hospital 5 de Outubro, o evento reforça os princípios e as práticas que buscam a excelência de atendimento dentro do HCO. ''A implantação dos protocolos de segurança no nosso hospital melhorou a interação entre pacientes e profissionais de saúde. Além disso, as pessoas atendidas se sentem muito mais seguras e os profissionais mais engajados. São ganhos tanto para o paciente, que se sente melhor, quanto para o hospital. Na parte assistencial, por exemplo, o colaborador se sente muito mais seguro em proporcionar um bom cuidado e um atendimento muito mais esclarecido aos usuários'', diz o técnico.

Projetos

Na programação levada à Câmara de Canaã foi incluída ainda uma exposição com sete projetos bem sucedidos realizados pelo Hospital 5 de Outubro. “Essas são as ações mais sólidas, que já vêm acontecendo há mais de um ano. E nosso desejo é apresenta-los futuramente em algum congresso”, frisou Esla Borba.

Além de um projeto especial, para atendimento de crianças acima de três anos com transtornos diversos, o HCO ainda possui o programa “Implantação do processo de medicação beira-leito”, que está minimizando os eventuais erros que envolvem a administração de medicamentos, intensificando práticas de controle. Outra ação, a “Cuidar de quem cuida: um programa de promoção da saúde do colaborador”, está levantando o perfil epidemiológico dos colaboradores do hospital, conhecendo, acompanhando sintomas, para diminuir riscos de evolução dos mesmos.

Por sua vez, promover atendimento humanizado no período de gestação até parto é a meta da ação “Amor de Mãe: cuidando da gestante e do bebê”, que foi exposto esse ano pelo HCO no Congresso Internacional QualiHosp. Nesse sentido, uma outra ação, o projeto “Implantado os Protocolos de Cirurgia Segura e Parto Seguro”, está avançando em boas práticas no ambiente cirúrgico, com intuito de minimizar a incidência de eventos perioperatórios, maternos e perinatais.

A programação da '11º Semana de Enfermagem do HCO' segue até esta quinta-feira, 11/5, nas dependências do hospital, incluindo diversas palestras e exposição de projetos, além de concursos. A semana encerrará com um show de talentos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde