Hospital Galileu orienta catadores quanto ao uso de EPI

A preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores da Associação dos Catadores de Águas Lindas (ARAL) resultou em uma palestra de conscientização para o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), promovida pelo Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança (Sesmt) e pelo setor de Humanização.

Há cerca de dois anos, o Hospital Galileu, é uma das instituições que fornece a esta associação resíduos recicláveis. Por mês, são cerca de 1.500 kg de resíduos doados, que colaboram diretamente com o sustento de cerca de 45 famílias, que sobrevivem diretamente do lucro gerado com a comercialização desses materiais.

A iniciativa de realizar a palestra surgiu após uma conversa entre o setor de Humanização do hospital, com a presidente da associação, Sara Ferreira dos Reis. “Há uma grande necessidade de conscientizar esses trabalhadores a utilizarem o EPI, já que eles trabalham diretamente com a triagem e segregação desses resíduos, o que por muitas vezes pode causar algum tipo acidente, com gravidade de leve a alta”, disse a presidente.

Segundo o diretor-geral do HPEG, Saulo Mengarda, a unidade se preocupa com a qualidade de vida desses trabalhadores. “Desde o início da parceria com a associação, o hospital se preocupou em ofertar serviços que contribuíssem diretamente em prol da saúde e segurança desses catadores”, relata o diretor.

Sustentabilidade

O Hospital Galileu realiza a segregação dos resíduos provenientes das atividades hospitalares há dois anos. A coleta seletiva é realizada em todos os setores da unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social Hospitalar. O trabalho é feito nas áreas assistencial, administrativa e operacional.

A prática, contribui diretamente na preservação ambiental e da saúde pública, bem como na educação continuada das pessoas envolvidas, proporcionando uma mudança de comportamento, conscientização ambiental e social.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde