UPA Valéria realiza atividades lúdicas para disseminar o projeto “Fiscal do Saber”

No mês de março, a UPA Valéria, localizada em Salvador (BA), lançou o projeto “Fiscal do Saber” para toda a equipe de Enfermagem, que tem como objetivo atualizar e capacitar os colaboradores da área sobre os Protocolos de Segurança do Paciente. Até o início deste mês de maio, diversas atividades foram desenvolvidas pela unidade como parte do projeto.

Na primeira fase do projeto, abordou-se o Protocolo de Identificação do Paciente. A equipe do serviço noturno especificou aos colaboradores a eficácia da identificação correta do paciente para evitar erros nos procedimentos de diversas áreas (médica, odontológica e enfermagem).

O segundo protocolo abordado foi a higienização das mãos, com o enfoque na prevenção de infecções e contaminação cruzada. A unidade realizou uma dinâmica em que os colaboradores tiveram os olhos vendados e tiveram que realizar a técnica correta de lavagem das mãos. “Notou-se que todos os membros da equipe de saúde utilizam e otimizam suas ações com este protocolo”, destacou Maria de Fátima, coordenadora de Enfermagem da UPA Valéria.

A prevenção de quedas foi outro Protocolo de Segurança do Paciente discutido pelo projeto que mobilizou a equipe técnica de Enfermagem da UPA Valéria.

A unidade também promoveu um treinamento para toda a equipe de Enfermagem que abordou os cuidados preventivos de lesões por pressão, com enfoque na mudança de decúbito em horários pares, como medida estratégica para a oxigenação efetiva de tecidos dos pacientes. A medida faz parte do Protocolo de Prevenção de Lesões por Pressão.

Outra ação realizada foi uma integração criada pela equipe de Enfermagem, na sala de espera da UPA Valéria, voltada para que pacientes acompanhantes demais e profissionais de saúde conheçam o projeto “Fiscal do Saber”.

As ações do projeto “Fiscal do Saber” foram feitas de forma lúdica, com o uso de plaquinhas com orientações sobre os protocolos, para mobilizar a participação de toda a equipe de Enfermagem.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde