Congresso da Fehosp destaca transparência e gestão de pessoas como estratégia para sustentabilidade das unidades de saúde | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Congresso da Fehosp destaca transparência e gestão de pessoas como estratégia para sustentabilidade das unidades de saúde

05/05/2017

Congresso da Fehosp destaca transparência e gestão de pessoas como estratégia para sustentabilidade das unidades de saúde

A defesa da transparência e a gestão de pessoas na administração de unidades filantrópicas de saúde esteve presente em todos os debates realizados durante o terceiro dia do 26º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, que termina nesta sexta-feira, 5/5, em Atibaia (SP).

O evento, realizado pela Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), é apoiado pela Pró-Saúde.

O tema Governança no Hospital e a Interdependência Interna foi debatido em oito palestras. A superintendente Maria Lúcia Capelo Vides compartilhou a experiência do Hospital Edmundo Vasconcelos. Ela falou sobre os Desafios da Governança Corporativa no Segmento Saúde. “Nossa experiência em gestão está focada em alguns eixos que consideramos importantes: custo e orçamento; gestão de processos; transparência; e, sobretudo, gestão de pessoas”, afirmou.

Arnaldo Bartalo Júnior, superintendente executivo dos hospitais da Beneficência Portuguesa de São Paulo, abordou o tema Interdependência Interna: Determinante para Promover a Sustentabilidade Hospitalar. Arnaldo expôs a estratégia que reverteu um quadro de déficit, registrado em 2013, para o superávit atual. “Foi preciso mobilizar e envolver todos os colaboradores no processo de mudança”, afirmou.

A terceira palestra foi ministrada por Márcio Fernandes, presidente da distribuidora de energia Elektro. Embora pertença a um outro ramo de atividade, ele cativou o público ao compartilhar a criação de uma cultura corporativa em que o colaborador é o centro indutor dos resultados alcançados por sua empresa. Márcio imprimiu uma cultura de gestão baseada na felicidade. “É preciso buscar o interesse genuíno de cada funcionário”, destacou ao abordar o tema O Que Podemos Aprender Com Outros Mercados.

Corpo Clínico e Gestão Hospitalar: Conflitos e Soluções, tema apresentado por Daniel Bonini, diretor-superintendente da Santa Casa de São Carlos também reforçou o papel da transparência no processo de gestão. “Alcançamos nossos objetivos ao desenvolver a responsabilidade corporativa, a equidade, uma prestação de contas transparente aliada a um plano de comunicação. É importante reforçar que essa estratégia foi aplicada em todas as situações, desde as mais simples às mais complexas”, explicou.

O consultor Eduardo Godoy Gibel falou sobre a padronização dos processos de compras realizados na Fundação Amaral Carvalho. Ele defendeu que uma boa gestão consegue otimizar custos. Paula Mello, gerente de Gestão de Pessoas da Santa da Casa de Araraquara, também reforçou o papel da transparência e a valorização dos colaboradores da instituição e disse que “todos fazem gestão de pessoas em uma unidade”.

Guilhermo Tabares Martinez, CEO da Avedian, revelou dados interessantes sobre unidades de saúde na América Latina. “Enquanto nos Estados Unidades, 90% dos hospitais são informatizados, nos países latino-americanos, esse percentual é de apenas 5%”, afirmou. Augusto Capodicasa, diretor administrativo da Santa Casa de Santos, finalizou a série de palestras ao abordar o tema A Governança no Hospital e a Interdependência Interna – Riscos e Resultados.

 

Pró-Saúde

No terceiro dia de congresso, a Pró-Saúde esteve representada pelo diretor de Operações, Jocelmo Pablo Mews; pelo diretor Administrativo e Financeiro, Miguel Neto; pela gerente de Filantropia Regina Victorino; por Lafaete Teixeira, um dos gerentes da Diretoria de Desenvolvimento; e pela consultora Ana Beatriz Farah.

Jocelmo, Miguel e Regina conversaram com o presidente da Fehosp, Edson Rogatti, e o parabenizaram pela realização do evento. “A presença, neste congresso, de tantos profissionais que atuam na gestão, reforça a importância que as entidades filantrópicas têm para a saúde pública brasileira. E a Fehosp cumpre um papel vital ao reunir e fortalecer esse segmento, que trabalha para dispor um atendimento de qualidade para as pessoas que mais precisam”, comentou Jocelmo.

Miguel destacou o tema do congresso deste ano: Interdependência: Reduzindo Fraquezas, Aumentando as Forças. “As unidades filantrópicas fazem parte de um contexto histórico e até cultural no serviço público de saúde do País, mas passam por um momento difícil, que é a escassez de recursos. Compartilhar experiências, sem dúvida, é um dos mais importantes para a união e o fortalecimento das entidades beneficentes”, observou.

Regina, que neste terceiro dia de congresso participou do fórum jurídico, acrescentou que a gestão é uma prática que deve seguir em sintonia com a legislação. “Vivemos um período muito dinâmico de atualização e aperfeiçoamento das leis. As unidades filantrópicas precisam estar atentas às mudanças. Esse processo de profissionalização e sustentabilidade passa, invariavelmente, pela segurança jurídica em todas as atividades”, explicou.

O congresso termina nesta sexta-feira, 5/5, com o debate sobre ética e transparência como novos pilares da governança.

 

+ Notícias

21/01/2019 - Saúde: SBIm alerta os participantes da Jornada Mundial de Juventude sobre a importância da vacinação

21/01/2019 - Saúde: Ministério da Saúde brasileiro se preocupa com doença toxi-infecciosa vinda da Venezuela

21/01/2019 - Humanização durante o parto no HU fortalece vínculo entre mãe e bebê

21/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência conta com o serviço de Terapia Ocupacional

21/01/2019 - Pró-Saúde lança site do Hospital Materno-Infantil de Barcarena com foco na transparência dos serviços oferecidos para a sociedade

18/01/2019 - Pró-Saúde anuncia Semana de Farmácia Hospitalar com meta da Organização Mundial da Saúde

18/01/2019 - O papel do farmacêutico no ambiente hospitalar

17/01/2019 - Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza a 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

17/01/2019 - IEC promove evento sobre cuidados paliativos

16/01/2019 - Saúde: Sobre o uso consciente dos antibióticos. Um desafio para a saúde pública

16/01/2019 - Metropolitano reforça a segurança da Unidade com a contratação de bombeiros civis

16/01/2019 - Com 180 mil atendimentos em 2018, Hospital Estadual de Urgência e Emergência é referência

15/01/2019 - Saúde: Incidência de picadas de escorpiões aumenta durante o verão brasileiro

14/01/2019 - Saúde: Suspeita de peste bubônica é investigada no Rio de Janeiro

14/01/2019 - Saúde: Lei institui mês de combate a hepatites virais

14/01/2019 - Hospital Oncológico Infantil recebe novos voluntários

14/01/2019 - Saúde - Para o novo governo, deputados sugerem ações para garantir melhor acesso da população à saúde pública

14/01/2019 - Saúde: Mais de 10.200 casos de sarampo foram confirmados no Brasil

11/09/2019 - Colaboradores do Hospital Estadual de Urgência e Emergência participam de atividades de gerenciamento de custos

10/01/2019 - Voluntários de projeto de passeio ciclístico adaptado no Parque do Utinga recebem orientações sobre primeiros socorros

10/01/2019 - Pró-Saúde completa um mês de gestão própria do Hospital São Luiz

09/01/2019 - Saúde: Nova proposta prevê a diminuição de riscos de eclâmpsia em gestantes

09/01/2019 - Saúde: SUS incorpora nova dosagem do medicamento para pacientes com esclerose múltipla

09/01/2019 - Saúde: SUS oferece novos procedimentos para pacientes com degeneração da retina

09/01/2019 - Colaboradores do Materno-Infantil de Barcarena recebem treinamento sobre Time de Resposta Rápida

08/01/2019 - Workshop reforça Segurança do Paciente com atividades lúdicas e interatividade

08/01/2019 - Mural das Virtudes promove melhoria nas relações interpessoais no Hospital Regional de Altamira

07/01/2019 - Com mais de 14 mil partos e três milhões de consultas, Pró-Saúde encerra gestão do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e da UPA 24h, no Paraná

07/01/2019 - Hospital Galileu divulga resultado de aprovados para o curso de Cuidador de Idosos

07/01/2019 - Colaboradores do HU arrecadam roupinhas para bebês durante curso