Hurso realiza nova captação de órgãos

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Huso) realizou, no mês de abril, mais uma captação de órgãos, em parceria com a Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO). O diferencial, desta vez, foi que a família de Taffarel Henrique Vieira, de 26 anos, desde o primeiro momento em que tomou conhecimento do óbito, ofereceu ao Hospital a possibilidade de doar os órgãos. Todo o processo foi gerenciado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hurso com o apoio da Central.

Desta vez, foram captados os rins do paciente pela equipe formada pelo Dr. Carlos Eduardo Carvalho Sabino (médico e membro da CIHDOTT), diretor técnico Rodrigo Gomide, cirurgiões da Central, Dr. Djalma Antônio da Silva e Dr. Tácio de Cunha, Dr. Estevão Peixoto Monteiro (anestesista), Dr. Gustavo Prudente Gonçalves (médico e gerente da Central), psicóloga Emanueli Sperandio, Flávia Ribeiro (psicóloga da CET-GO), enfermeira Mariane Marques, instrumentador Esdras Crastinho Prado e Ana Paula Oliveira (enfermeira do CET-GO).

Para Thaísa Cristina Afonso, diretora assistencial, “participar de captações é ter a oportunidade de se envolver na doação que é quase mágica, pois está muitas vezes além da nossa compreensão do sentido da morte e do reviver”. A Comissão, sempre apoiada pela Central, continuará a trabalhar em ações para que a comunidade possa entender a importância e responsabilidade de atividades como as que já foram realizadas.

A Central é a representação regional do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), também formado pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Hospitais autorizados e pela rede de serviços auxiliares. Essas entidades formam a organização que gerencia e executa a política de transplantes de órgãos e tecidos no Brasil.