Dia Mundial da Saúde é comemorado com Campanha de Doação de Sangue no HEGV

No Dia Mundial da Saúde, em 07/04, o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu uma Campanha de Doação de Sangue, que aconteceu no auditório da unidade, de 09h às 14h. O evento, que teve a parceria do HEMORIO, foi destinado a todos os colaboradores, visitantes, acompanhantes e também aos moradores do bairro da Penha e adjacências.

Ao todo, 120 candidatos, capacidade máxima de atendimento móvel do HEMORIO, foram cadastrados no sistema. Noventa e uma bolsas de sangue foram coletadas. Os colaboradores que doaram sangue ganharam ainda um comprovante que dá direito à vacina da febre amarela. A coordenadora da Ouvidoria do HEGV, Ana Paula Sassarrão, sempre faz questão de doar sangue e também ajuda, nos bastidores, convencendo outros colaboradores a participarem desse gesto. “Ainda existem muitos mitos sobre a doação de sangue, mas ninguém precisa ter medo. Todo o processo é muito rápido e os profissionais do HEMORIO tiram todas as dúvidas”, ressaltou.

Além de prestar esclarecimentos ao doador candidato, a médica do HEMORIO, Carolina Godoy, destacou a importância dessa visita ao HEGV. “A coleta externa tem sempre como objetivo conscientizar a população e, por consequência, aumentar o número de doadores. Nas visitas aos hospitais, o apelo é ainda maior, porque as pessoas conhecem a necessidade da doação de sangue, como nos casos de acidentes e em uma cirurgia, por exemplo”, explicou.

Segundo a médica, em termos gerais, somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doam sangue, sendo que a Organização das Nações Unidas (ONU), considera “ideal” uma taxa entre 3% a 5%.

Quem não conseguir doar sangue no HEGV no dia 07/04, terá outra oportunidade nesta quarta-feira, 12/04, em ação também aberta à comunidade.

De acordo com o Hemorio, os requisitos básicos para doar sangue são:

 – Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);

 – Estar bem de saúde;

 – Ter entre 16 e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais);

 – Pesar no mínimo 50 Kg;

 – Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde