Dia Mundial da Saúde é comemorado com ações a pacientes e colaboradores

Na última sexta feira (7/04), aconteceu uma programação especial no Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso) em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos para assinalar o aniversário da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). As ações foram uma combinação do tema lançado pela OMS este ano 'Vamos conversar', para chamar a atenção sobre a depressão, e da campanha do Ministério da Saúde para o mês de abril “Segurança do Paciente”. O evento recebeu o nome de 1º Saúde no Hurso.

No período da manhã, foram realizadas dinâmicas com grupos de usuários e colaboradores na recepção A e Box. A diretora assistencial, Thaísa Afonso, e a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Nívea Borges, explicaram a todos os cuidados que devem ter e receber os pacientes, baseados nos Protocolos de Segurança do Paciente, além de falarem sobre a depressão. Em seguida, foi proposto aos participantes que encontrassem imagens e as recortassem para fixar em cartazes preparados pela Comissão de Humanização sobre os assuntos abordados. Uma equipe de voluntários ajudou na dinâmica e os cartazes foram expostos na ação vespertina.

A partir das 14 horas, pacientes, acompanhantes e visitantes do hospital foram convidados para irem à recepção B, onde foram montadas tendas e organizadas cadeiras para conhecerem melhor o Hospital e os Protocolos, além de terem a oportunidade de conversar e expor suas dúvidas, sugestões ou simplesmente dialogar com profissionais variados na unidade. Fizeram parte da equipe a psicóloga, Emanueli Sperandio, a assistente social, Kerla Hibler, a técnica de enfermagem do SCIH, Lourdes Helena, a fisioterapeuta Sharyta Paiva, o técnico de segurança, Leonardo Bueno, o auxiliar administrativo da Ouvidoria Patrícia Tamura, os jovens aprendizes, Laila Moreira e Josiane Santos, a nutricionista Zilaine Carneiro, a gerente do NQSP, Nívea Borges, os diretores Geral e Assistencial, Anthony Carrera e Thaísa Afonso, o diretor de Apoio, Luis Amaral, e a diretora administrativa-financeira, Cândida Brum.  

Ainda estavam presentes estagiários do curso de Enfermagem da UniRV, supervisionados por professores, que realizaram aferição de pressão e glicemia e apoiando a nutricionista, na medição de circunferências abdominais, entre outras orientações. Ao final da atividade, o mascote SuperHurso apareceu e ajudou a servir um lanche saudável de frutas. A gerente Thaísa Afonso agradeceu a presença de todos e lembrou da importância e do papel de cada profissional no melhor atendimento, e quanto ao diálogo entre pacientes e colaboradores que pode colaborar na prevenção e melhoria da qualidade de vida.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde