Pró-Saúde é a melhor instituição para se trabalhar no Pará aponta ranking

A melhor instituição para se trabalhar no Pará é a entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar pelo trabalho desenvolvido no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA). Esse reconhecimento foi anunciado na noite desta quarta-feira, 5/4, quando o prêmio Prazer em Trabalhar, promovido pela empresa Gestor – Gestão Organizacional, especializada em consultoria organizacional, em parceria com o jornal Diário do Pará anunciou os ganhadores. A cerimônia de premiação foi realizada na Estação das Docas.

O HPEG já é reconhecido pela atuação por práticas sustentáveis e tem, como rotina, um novo modelo de gestão de saúde para o Estado, marcado pela busca da excelência. A unidade foi inaugurada em 2014 e pertence ao governo do Pará. A gestão da Pró-Saúde, exercida por meio de contrato firmado com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), desde sua criação, foi destacada pelo novo ranking da Gestor, após três meses de pesquisa, realizada em cinco etapas. Levantamento de práticas voltadas à gestão de recursos humanos, entrevistas com gestores e seus cerca de 400 colaboradores, autoria de projetos no setor de Recursos Humanos e uma entrevista com o diretor-geral da instituição fizeram parte da avaliação.

Esta é a primeira vez que a Pró-Saúde participa do ranking, realizado há dez anos. Segundo o diretor-geral do HPEG, Saulo Mengarda, o resultado demonstra que as práticas desenvolvidas no hospital estão alcançando seu objetivo, que é reconhecer e valorizar a atuação do colaborador dentro da instituição. “No Galileu, temos a missão de cuidar de vidas, mas não apenas dos nossos pacientes. Nós também cuidamos dos nossos colaboradores, pois são a base do cuidado. E se eles estiverem bem, o trabalho será mais produtivo e a assistência aos nossos usuários será prestada com excelência”, avalia o diretor-geral do hospital.

Os critérios de avaliação da pesquisa são baseados em políticas e práticas na área de gestão de pessoas. Portanto, foram avaliados pontos como práticas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, comunicação, remuneração, desempenho, desligamento, liderança, gestão de clima, responsabilidade social e papel estratégico do Recursos Humanos (RH).

O diretor-geral diz que a capacitação é um dos diferenciais do HPEG. “Antes de entrar na sua área de trabalho efetivamente, todo colaborador passa por uma qualificação específica. Temos o chamado anjo, que são colaboradores exemplares que explicam aos novatos como é cada atividade. Nós investimos na capacitação inicial para garantir  que a segurança do paciente seja o principal dentro da unidade”, explicou.

Com a qualificação, os colaboradores ganham a possibilidade de crescimento profissional dentro da entidade. O supervisor de Sustentabilidade do Galileu, Sandro Mendes, é um exemplo disso. Com experiência em outras unidades  gerenciadas pela Pró-Saúde no Pará, Mendes conta que os cursos e treinamentos oferecidos possibilitaram rápida ascensão profissional no Galileu. “Em menos de dois anos já estou no terceiro cargo, com duas promoções. Entrei como líder do Serviço de  Atendimento ao Usuário (SAU), responsável pelo atendimento aos nossos pacientes e acompanhantes, e oito meses depois fui promovido a supervisor do Núcleo de Educação Permanente”, contou. Nove meses depois da segunda promoção, o supervisor ganhou novo desafio na área de Sustentabilidade do HPEG.

Para a atual líder do SAU, Rebeca Matos, os cuidados com o colaborador e o usuário tornam o Galileu um bom lugar para trabalhar. “Após passar pelo processo de integração percebi que entraria em uma instituição que faz a diferença na vida das pessoas. A gente cuida de pessoas, independente de quem seja”, disse. Rebeca ressalta, ainda, a abertura da direção da unidade aos colaboradores. “Temos a possibilidade de levar nossas ideias aos diretores e eles sempre nos apoiam de forma positiva. É estimulante, te dá mais vontade de fazer pela instituição e pelo usuário”, acrescentou.

O Hospital Galileu é, atualmente, um dos três hospitais no Pará administrados pela Pró-Saúde com certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

Projetos e práticas

A administração da Pró-Saúde no HPEG destacou-se no prêmio Prazer em Trabalhar, no estado do Pará, por práticas, como os momentos de roda de conversa abertos entre o diretor e colaboradores, efetivados pelo “Açaí com diretor”, além de seus projetos em capacitação de lideranças; treinamento e desenvolvimento; programa de seleção interna; e avaliação de desempenho; além do Plano de Desenvolvimento Individual; e da Pesquisa de Clima Organizacional.

Também foram observadas outras ações, como visitas realizadas às casas de colaboradores afastados, o incentivo de interações da família do colaborador nos eventos comemorativos do hospital e a promoção de datas comemorativas, em parceria com o setor de humanização, bem como a exposição de colaboradores elogiados do mês, a premiação aos Elogiados do Ano; a comemoração dos aniversariantes do mês; as folgas nos aniversários e o Programa Qualidade de Vida do colaborador.

“Agradeço à Gestor Consultoria e ao Caderno de Negócios do Diário do Pará pela oportunidade de expormos as boas práticas que construímos no Hospital Galileu e, consequentemente, nos inspirar na busca desse reconhecimento em todas as nossas unidades”, comentou Elizabeth Leonetti, diretora de Gestão de Pessoas da Pró-Saúde. “A entidade está engajada na construção de um modelo de gestão de pessoas estratégico para o desenvolvimento de suas atividades, pois acredita que seu diferencial está nas pessoas”, destacou.

Segundo a supervisora de Recursos Humanos do Hospital Galileu, Léa Azevedo, a inclusão no ranking não seria possível sem o engajamento da equipe. “É o reconhecimento de um trabalho construído pela Pró-Saúde com muita dedicação e amor, em prol daqueles que são o nosso bem maior, nossos colaboradores. No entanto, essa conquista não seria possível sem a participação da nossa equipe, engajada em desenvolver um trabalho de excelência. Isso nos instiga a darmos continuidade, sempre pensando na qualidade dos serviços prestados de forma humanizada, promovendo ações que fortaleçam o sentimento de pertencimento de todos aqueles que formam a família Pró-Saúde”, pondera a supervisora.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar completa, este ano, meio século de atuação. É considerada uma das maiores instituições de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Presente em todas as regiões do Brasil, a entidade tem sob sua responsabilidade 2,6 mil leitos, e o trabalho de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos.

Entidade filantrópica, sem fins lucrativos, a Pró-Saúde é certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde. Tal reconhecimento oficial pelo Ministério da Saúde reforça sua atuação no âmbito da gestão do SUS, com eficiência e qualidade, ampliando o acesso da população aos serviços. Sua atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, além da gestão de serviços de ensino infantil.

 

O Prêmio

O prêmio Prazer em Trabalhar, realizada há uma década pela empresa Gestor Consultoria e jornal Diário do Pará, tem como objetivo traçar um perfil do cenário organizacional paraense por meio de pesquisa e análise de dados. Assim, o ranking incentiva avanços práticos de gestão de pessoas das empresas do Estado. Desde o início da premiação, tanto as técnicas de avaliação, quanto as empresas paraenses passaram por mudanças significativas. Entre os ganhos das empresas está o olhar mais aprimorado sobre os colaboradores, pela compreensão de que somente eles podem construir o diferencial na instituição

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde