Colaboradores do Hospital 5 de Outubro participam de treinamento sobre administração de conflitos

Conflitos podem acontecer em qualquer grupo, instituição ou relacionamento. No meio organizacional, eles têm como principais causas as diferenças de objetivos, percepções e valores, competitividade, falhas na comunicação, problemas de relacionamento, entre outros. Assim, para integrar ainda mais as equipes e incentivar a melhoria contínua dos processos na unidade, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), promoveu um treinamento para auxiliar os colaboradores a gerenciarem conflitos no ambiente de trabalho.

A ação foi organizada pelo setor de Recursos Humanos (RH) e buscou mostrar que, mesmo não sendo possível viver sem conflitos, as pessoas e as organizações precisam saber administrá-los e resolvê-los. Caso contrário, o espírito de cooperação pode ficar seriamente comprometido. Na área da saúde, quando eles existem e não são solucionados, podem gerar prejuízos na assistência ao usuário.

Segundo a coordenadora de RH e ministrante do treinamento, Daniella Faria, a discussão do assunto no ambiente hospitalar é extremamente importante. “O paciente tem que estar acima das diferenças entre os grupos ou setores, de forma que, em conjunto, estes possam administrar os conflitos de maneira positiva, garantindo um atendimento humanizado e de qualidade”, explica Daniella.

Para a coordenadora Administrativa, Rosângela Santos, o treinamento foi de grande valia. “Problemas entre setores e até mesmo dentro das equipes são comuns, mas as relações não podem ser rompidas por situações que devem ser resolvidas de forma madura'', disse.

Quem também considerou a iniciativa positiva foi a colaboradora Rosinete Rodrigues. “Achei muito interessante a dinâmica da chuva que foi realizada, uma vez que me fez refletir sobre o trabalho em equipe e alertou sobre como os problemas mal resolvidos do dia-a-dia podem influenciar negativamente na busca por melhorias para o hospital”, relatou Rosinete.

A ação aconteceu entre os dias 22 e 25/3.

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