Hospital Galileu recebe homenagem de novos cuidadores de idosos

A segunda turma do curso de Cuidador de Idoso, promovido pelo Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), homenageou os idealizadores e professores, que também são colaboradores na unidade hospitalar. Entre as homenagens, teve a entrega de condecorações, apresentação de coral, paródias e muito agradecimento por parte dos participantes, que na última sexta-feira, 31/03, concluíram o curso e receberam certificado.

Para o técnico de Enfermagem Daniel do Amaral Siqueira, um dos concluintes e que esteve à frente das homenagens, a programação de encerramento foi pensada com muito carinho. “O que nós percebemos durante as aulas foi que os profissionais se dedicaram, se esforçaram e trouxeram para sala de aula um conteúdo compatível e rico em informações que serão imprescindíveis para nós, então, nada mais justo do que prestarmos essa homenagem e de alguma forma marcar na vida deles, assim como eles marcaram na nossa”, disse Daniel.

Quem também se empenhou para agradecer aos ensinamentos foi Jacidéa Ribeiro, moradora do bairro 40 Horas, em Ananindeua. “Dea” como gosta de ser chamada, preparou duas paródias que falavam do cuidado com a pessoa idosa, e levou alegria para o momento de encerramento do curso. “Durante o curso eu pude aprimorar meus conhecimentos básicos, e com certeza, aprender muito mais. Hoje, eu posso cuidar de qualquer pessoa, e isso, com certeza, me deixa muito grata a todos que fizeram esse curso”, relata.

Entre os homenageados, estava a enfermeira Vanessa da Silva, que durante o curso ministrou os módulos “Noções Básicas de cuidado com o idoso” e “Primeiros socorros”. “É gratificante ver que o nosso trabalho está sendo reconhecido, principalmente quando trata-se de algo em que contribuímos para a formação profissional de pessoas que querem cuidar do próximo, que pretendem ter uma fonte de renda segura, enfim, é muito bom, receber esse tipo de homenagem”, relata a enfermeira. 

Galileu em Ação

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Galileu realiza o curso de Cuidador de Idoso como parte do projeto “Galileu em Ação”, que tem por objetivo proporcionar à comunidade diversas atividades, entre elas, a capacitação profissional.  Lançado este ano, o projeto garante uma extensão de serviços, saindo um pouco do assistencial para o social. O curso de Cuidador de Idoso é um exemplo, só este ano já foram duas turmas, sendo a primeira em fevereiro e a segunda agora em março, tendo uma carga horária de 40 horas, divididas em duas semanas.

Para o supervisor do Hospital Galileu, Sandro Mendes, que responde pelo setor de Sustentabilidade no hospital, o curso de Cuidador de idoso teve grande aceitação por parte da comunidade e também, por parte dos profissionais que lecionam os módulos. “Foi visivelmente perceptível o engajamento desta segunda turma desde os primeiros dias de aula. Todos são bem participativos e inteirados, o que ajuda a motivar inclusive os professores, que com certeza ganham um gás a mais quando há interesse, quando há participação”, relatou.

Segundo o diretor-geral do hospital, Saulo Mengarda, a forma como a turma encontrou de agradecer foi muito especial. “São momentos como este que a gente percebe o quanto deu certo nosso projeto. Está nítido que formamos 30 profissionais capacitados para cuidarem daqueles que de fato necessitam de cuidado, que são os idosos. Portanto, fico muito feliz em receber essa demonstração de gratidão, e mais do que isso, torço muito para que esses profissionais façam a diferença lá fora”, disse emocionado, o diretor.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde