Hospital Municipal de Mogi das Cruzes orienta pacientes sobre o reúso de água

Para comemorar o Dia Mundial da Água, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes orientou pacientes e acompanhantes sobre a importância de economizar e, ainda, deu dicas de reúso. 

O tema divulgado em todo o mundo nesta quarta-feira foi “águas residuais”, ou seja, toda água descartada pelo homem. A atividade foi desenvolvida pelo setor de Sustentabilidade do hospital. 

Folhetos com orientações sobre formas de reutilizar a água da chuva, por meio de um sistema básico de calhas, por exemplo, foram distribuídos. O material informativo também veiculou dicas de economia – tomar banhos rápidos; fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba; trocar torneiras e chuveiros por modelos mais econômicos; utilizar o regador para regar plantas ao invés da mangueira; e utilizar o balde para lavar o carro. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os brasileiros utilizam, em média, 200 litros de água por dia, enquanto o recomendado pela ONU são 110 litros.

O Hospital Municipal é referência em reúso e economia de água. A unidade tem capacidade para armazenar 41m³ de água da chuva. O produto armazenado, após passar por um processo de filtragem, é usado nas descargas.

Dispositivos economizadores, como arejadores e reguladores de vazão, foram instalados nos chuveiros e torneiras. Além disso, campanhas sobre a conscientização do Projeto Desperdício Zero foram realizadas a fim de reduzir o consumo nos banhos e nas lavagens de mãos;

Estas ações são responsáveis pela redução de 15% no consumo médio de água no Hospital Municipal. A média de economia mensal é de 196 m³. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde